Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38159
Título: | Os processos criativos na aprendizagem da técnica do violoncelo no ensino vocacional de música |
Autor(es): | Esteves, Adriana Amélia Pombal Dantas |
Orientador(es): | Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes Mikus, Jaroslav |
Palavras-chave: | Processo criativo Estratégias criativas Ensino de música Conteúdos técnicos Violoncelo Creative process Creative strategies Music teaching Technical contents Cello |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da unidade
curricular Estágio Profissional, reporta ao Projeto de Intervenção
Pedagógica implementado no ano letivo de 2013/2014 no
Conservatório de Música de Barcelos, nos Grupos de Recrutamento
M25-Violoncelo e M32-Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra;
Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto, com a participação de
três alunos do 4º grau em Regime Articulado.
A Intervenção teve como objeto a implementação de estratégias
criativas no ensino/aprendizagem da técnica do violoncelo,
nomeadamente, escalas e estudos, procurando desse modo melhorar a
motivação e desempenho nesse domínio.
Nesse contexto, foram implementadas 9 atividades lúdicas e
criativas, a saber: O que é uma escala?, Professor, dá licença?, Escala
Partilhada, Canon, Eu controlo o meu arco, O sentido auditivo, transposição,
Jogo de cartas- Triângulo de Escalas, Improvisação Rítmica, e Hoje sou o teu
professor.
A Intervenção foi avaliada através da aplicação de questionários,
pré- e pós-intervenção, uma entrevista, gravações vídeo e reflexões das
aulas dadas, tendo-se constatado nos alunos um aumento significativo
da motivação para a prática dos conteúdos técnicos, um melhor
desenvolvimento técnico-musical, e consequentemente, melhores
resultados nas suas performances em sala de aula e em momentos de
avaliação. The present internship report, prepared as part of a Professional training course unit, reports to the Pedagogical Educational Plan, implemented in the 2013/2014 academic year at the Conservatório de Música de Barcelos, in the M25- Cello and M32- Voice and Instrumental sets; Orchestra; Chamber Music; Choir; Classification of group, with the participation of three students attending the forth degree in the articulated system of student attendance. The intervention aimed to implement creative strategies in the teaching/learning of cello technique, namely musical scales and etudes, seeking a way to improve motivation and performance in that domain. In this context, nine recreational activities were implemented, namely: What is a musical scale?, Teacher, May I?, Shared scale, Cannon, I control my bow, The auditory sense and the concept of transposition, Cards Game- Scale Triangle, Rhythmic improvisation, Today I am your teacher. This intervention was validated through the application of questionnaires, pre and post intervention, an interview, pre-intervention, as well as video recordings and reflections about all the lessons given, and it was found a significant increasing motivation in the practice of technical contents, thus obtaining a better technical-musical development and, consequently, reaching better results in their performances in the classroom and in the moments of evaluation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38159 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Adriana Dantas.pdf Acesso restrito! | 2,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |