Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38197
Título: | A evolução das ideias dos alunos do 1º e 2º CEB sobre temas do meio físico com recurso a atividades do tipo laboratoriais |
Outro(s) título(s): | The progress of primary school student´ knowledge about physical environmental subjects through the laboratory type |
Autor(es): | Costa, Inês Margarida Cerqueira da |
Orientador(es): | Borges, Francisco Alberto Marques |
Palavras-chave: | Ensino das ciências Construtivismo Mudança concetual Conceções alternativas POER Atividades laboratoriais Science education Constructivism Conceptual change Alternative conceptions Laboratory activities |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente relatório insere-se, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do
Ensino Básico, concretamente na componente do estágio da UC Prática de Ensino
Supervisionada. O projeto desenvolvido durante a permanência nas escolas do 1º e 2º CEB, teve
como principal objetivo, a evolução das ideias dos alunos sobre a temática Flutuação e os
Micróbios, respetivamente.
No 1º.Ciclo a principal estratégia levada a cabo na intervenção educativa baseou-se num
conjunto de atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete (POER), enquanto que
no 2º. Ciclo as atividades foram pensadas e organização segundo o paradigma de Mudança
Conceptual.
Em ambos os ciclos pretendia-se, conhecer as ideias prévias dos alunos sobres as
temáticas em estudo, assim como promover a prática do ensino laboratorial, cujo objetivo
fundamental foi percecionar a evolução das ideias dos alunos, acerca das temáticas propostas
através da implementação das atividades laboratoriais.
A intervenção no 1º CEB os alunos parece ter desenvolvido o conceito de
flutuação/afundamento. Já na intervenção no 2º CEB foi possível detetar uma evolução das
ideias relativas ao conceito de “micróbio”. The present study is part of the framework for Masters in Education of 1st and 2nd Cycles of Primary School, specifically in the academic training of Supervised Teaching Practices UC. The developed project during the stay in the 1st and 2nd Cycles aimed the development of student´s knowledge about fluctuation and microbes, respectively. In the 1st Cycle the main strategy carried out in the educational intervention was based on a set of hands-on laboratory Predict-Observe-Explain-Reflect (POER) type activities, whereas in the 2nd Cycle were developed activities based on Conceptual Change paradigm. For both 1st and 2nd cycles was intended to know the student´s previous knowledge about the subjects under this study and promote the practice of laboratory teaching whose main goal was get a feeling of the progress of student´s ideas about the proposed subjects through the implementation of laboratory activities. In the 1st Cycle intervention, students proved to have developed the double concept of floating/sinking, whereas in the 2nd Cycle intervention was possible to detect a progress on the ideas regarding to “microbe” concept. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38197 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Inês Costa.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |