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TítuloA importância dos Códigos de ética nas organizações públicas versus privadas
Outro(s) título(s)The importance of ethical codes in public organizations versus private organizations
Autor(es)Peixoto, Armindo Novais
Orientador(es)Freire, Carla
Palavras-chaveÉtica
Códigos de ética
Organizações públicas
Organizações privadas
Ethics
Codes of ethics
Public organizations
Private organizations
Data2016
Resumo(s)O ser humano é algo muito complexo, sendo o seu desenvolvimento construído ao longo de várias etapas da sua vida, das quais fazem parte a evolução social, comportamental e psicológica. Neste âmbito a ética reveste-se de elevada importância, verificando-se que os aspetos relacionados com a ética, dada a sua relevância, têm sido objeto de estudo ao longo dos anos. Algumas organizações adotaram códigos de ética como forma de criar regras e diretrizes de atuação e comportamentos dos seus colaboradores. Os códigos de ética também são considerados documentos através dos quais as organizações dão a conhecer os seus valores, deveres e obrigações e estabelecem os seus objetivos éticos. Assim, foram várias as organizações, no setor privado e no setor público, que valorizam suficientemente a ética ao ponto de decidirem implementar os seus códigos de ética ou de conduta. Valorização que justifica o presente estudo. Neste contexto o estudo desenvolvido tem por objetivo perceber a importância dos códigos de ética nas organizações públicas e privadas. Para o efeito, o estudo desenvolvido foi suportado por pesquisa exploratória, com a análise documental, procurando aferir que dimensões o conteúdo dos Códigos de ética mais valorizam. Posteriormente foi suportado por numa metodologia de cariz quantitativa, com recurso á elaboração de um questionário, com o objetivo de obter respostas relacionadas com três dimensões distintas do comportamento ético dos colaboradores, tendo por base os Códigos de ética das organizações onde trabalham. A primeira dimensão relacionada com a perceção do comportamento ético no relacionamento entre os colaboradores da organização, a segunda relacionada com a perceção do comportamento ético no relacionamento com os clientes e a terceira relacionada com a perceção do comportamento ético na relação colaboradores e a organização. O presente estudo comprovou que a perceção do comportamento ético nas organizações é diferente em organizações públicas e organizações privadas, sobretudo ao nível da relação entre os colaboradores e a organização, uma vez que é significativamente mais elevada nas organizações privadas do que nas públicas.
The human being is very complex, its development is built along various stages of his life, which are part of the social, behavioral and psychological evolution. In this context ethics is of high importance, verifying that aspects related to ethics, because of its importance, it has been studied over the years. Some organizations have adopted codes of ethics as a way of creating rules and guidelines for action and behavior of their employees. Ethical codes are also considered documents by which organizations make their values, duties and obligations known and they establish their ethical goals. So, several organizations were, in the private sector and in the public sector, which value the ethics enough to the point of deciding to implement their codes of ethics or conduct. The valuation justifies the present study. In this context the study developed aims to show the importance of codes of ethics in public and private organizations. To this end, the study developed was supported by exploratory research, with documental analysis, seeking to ascertain what dimensions the content of ethical codes valued the most. Later it was supported by a quantitativeoriented methodology, using the resource of a questionnaire in order to get answers related to the three different dimensions of ethical behavior of employees, based on the codes of ethics of the organizations where they work. The first dimension relates to the perception of ethical behavior in the relationship between the employees of the organization, the second related to the perception of ethical behavior in the relationship with customers and the third related to the perception of ethical behavior in employees and the organization relationship. This study showed that the perception of ethical behavior in organizations is different in public and private organizations, particularly in terms of the relationship between employees and the organization, since it is significantly higher in private organizations than in public.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42754
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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