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https://hdl.handle.net/1822/43303
Título: | A promoção da autonomia, participação e cooperação na educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Silva, Marta Catarina Pereira da |
Orientador(es): | Sarmento, Teresa Solé, Maria Glória Parra Santos |
Palavras-chave: | Autonomia Participação Cooperação Autonomy Participation Cooperation |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente projeto de investigação-ação foi desenvolvido em dois contextos escolares de
diferentes níveis educativos, nomeadamente, numa sala heterogénea de jardim-de-infância e numa
turma de 3º e 4.º ano de escolaridade. Este estudo debruçou-se sobre A promoção da autonomia,
da participação e da cooperação na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
e visou refletir sobre a promoção dos princípios educativos supramencionados nas atividades
dinamizadas na intervenção educativa, analisando o contributo dos mesmos como promotores de
aprendizagens significativas nas crianças. A investigação apontava sobretudo responder a dois
objetivos fulcrais: a) analisar se as atividades propostas efetivamente promoveram competências
e aprendizagens significativas ao nível da participação, da autonomia e da cooperação nas/os
crianças/alunos; b) aferir a continuidade/descontinuidade destes princípios educativos em ambos
os contextos de ensino. Foi implementado um conjunto de atividades que promoviam a
aprendizagem cooperativa e a ampliação de atitudes de autonomia e participação para ambos os
contextos educativos, por se considerar que estas poderão contribuir para promover o sucesso
escolar, bem como a aquisição e aperfeiçoamento de competências fundamentais. Os
instrumentos de análise investigativa convocados foram a observação grupal participada e direta,
observação contínua, descrições diárias com notas de observação, diários de bordo, grelha de
observação do professor estagiário, questionário inicial e final, ficha de auto e hétero-avaliação,
reflexões detalhadas sobre as atividades mais pertinentes para o estudo e registos fotográficos.
O presente estudo permitiu concluir que as atividades realizadas promoveram um maior
envolvimento com as tarefas e uma maior motivação intrínseca para aprender. Também os
comportamentos mútuos de suporte, tais como a entreajuda, o encorajamento dos colegas ou o
estímulo para participar, se assumiram relevantes na motivação para as atividades, bem como
para aquisição de novas competências sociais e ainda na progressão do saber e saber-fazer. Foi
notório o desenvolvimento e aprimoramento ao nível das produções de trabalho que foram
qualitativamente superiores ao trabalho individual, por transparecerem o resultado de uma
estruturação de saberes em grupo e potencialização de novos; ao nível da motivação para a
aprendizagem; ao nível da aprendizagem do desempenho de diferente papéis e habilidades sociais
imprescindíveis às atividades partilhadas; ao nível do desenvolvimento crescente da autonomia e
participação em atividades; ao nível das aprendizagens específicas dos conteúdos tácitos. This project was developed in two different study levels in a educational, namely, a Kindergarden Class and a 3. º and 4.º grades class. This study's subject is 'The promotion of autonomy, participation and cooperation in Pre School education and Primary education' and it aims to consider the promotion of the educational principles above in the activities dinamized in the educational intervention, analyzing their contribute as promoters of significative learnings in children. A central question has been posed: “Does the pedagogical action developed in Pre School education and Primary School develop the educational principles of autonomy, participation and cooperation?”.The objects of the investigation were: a) analyze if the proposed activities promoted significative competences and learnings of participation, autonomy and cooperation in the children/students; b) assess the continuity/discontinuity of these educational principles in both teaching context. Has been implemented a set of activities that promoted a cooperative learning, autonomy skills growing an participation in both educational contexts. So, it was considered that these activities could promote school success, as well as acquisition an improvement of fundamental skills. The analysis instruments tools were participatory and direct group observation; continuous observation; daily descriptions with observation notes; logbooks; observation grid; initial and final questionnaire; auto form and heater evaluation; detailed reflections on the most relevant activities for the study and photographic records. This study concluded that the activities promoted a bigger tasks involvement and a intrinsic motivation to learn. The behaviors - as mutual aid, peers encouragement or incentive to participate - were relevant to the motivation for the activities, as well as the acquisition of new social skills, even in the profession of knowledge and know-how. The development and improvement of the work level productions was evident: they were qualitative higher than individual work by disclose the results of a group of knowledge structure and potentiation of a new ones; motivation for learning; learning of different social roles and skills, essential to shared activities; increasing development of autonomy and participation in activities and specific learning of tacit content. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43303 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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