Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43343
Título: | O desvio da observação |
Autor(es): | Almeida, Paulo Oliveira Freire |
Palavras-chave: | Imitação Representação Observação Cópia essencial |
Data: | 2016 |
Editora: | Caleidoscópio |
Revista: | Linha do Horizonte |
Resumo(s): | A imitação é uma das funções mais reconhecidas das artes visuais, identificada com representação e com a observação. Apesar da profunda identidade entre imitação e arte ocidental, os recursos visuais da imitação são históricos e culturalmente elaborados, decorrentes da descoberta de técnicas e processos gráficos ou pictóricos, como o claro-escuro ou a perspectiva atmosférica No entanto, o desenvolvimento dos recursos de imitação associados à observação desencadeou uma dissolução dos sistemas figurativos conduzindo, por um lado à crise da representação e por outro, a um enfraquecimento dos mecanismos de estilo, argumentada por Norman Brysori na sua análise ao modelo da 'cópia essencial". Sugere-se-assim um valor subversivo da imitação e da percepção envolvidos no desenho de observação face aos modelos canónicos da representação e estilo. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43343 |
ISSN: | 2182-5440 |
Versão da editora: | www.caleidoscopio.com |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | EAAD - Artigos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desvio da Observacao_LH.pdf Acesso restrito! | 10,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |