Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43414
Título: | Escrita criativa: desenvolvimento de estratégias e de competências de escrita com crianças |
Autor(es): | Couto, Patrícia Fernandes |
Orientador(es): | Ferreira, Fernando Ilídio |
Palavras-chave: | Escrita Processo de escrita Estratégias Criatividade Estilo pessoal Writing Writing process Strategies Creativity Personal style |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente relatório é o resultado final do estágio profissional integrado no
Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico, que foi desenvolvido
numa Escola pública, numa turma do 2º ano de escolaridade. A intervenção pedagógica
teve em conta as necessidades, interesses e motivações do grupo de alunos,
proporcionando-lhes o maior envolvimento nas ações realizadas. Para tal, foram
desenvolvidos diversos procedimentos e estratégias para a produção e recolha de dados,
tendo em vista o seu posterior tratamento e análise e a subsequente elaboração deste
relatório.
O trabalho realizado com as crianças teve a ver com a prática da escrita associada
a momentos de prazer e criação pessoal, reforçando a autoconfiança e o gosto pela escrita
por iniciativa própria. É essencial aprender a escrever, através da criatividade dos próprios
alunos dando largas à imaginação, e deste modo proporcionar um estilo pessoal. As
atividades realizadas incitaram para a reflexão sobre o processo de escrita (planificação,
textualização e revisão), tendo grande enfoque a diversificação dos contextos de
produção, multiplicando as práticas de escrita, como também a adequação do texto criado
a uma situação de comunicação. Deste modo, os alunos tomaram contacto com a escrita
como um processo que deve ser planeado e reformulado e não simplesmente relacionado
com o ato técnico de escrever. E trata-se, em grande medida, de um processo que visa
tornar as crianças mais conscientes das funcionalidades sociais associadas aos géneros
textuais trabalhados.
Após análise de vários elementos avaliativos concluiu-se que as atividades
implementadas e materiais utilizados possibilitaram um grande envolvimento nos alunos.
Também promoveram para a mudança comportamental dos alunos ao nível da escrita,
nomeadamente utilizam estratégias relacionadas com o processo de escrita, tendo a
implementação e dinamização do cantinho da escrita criativa grande importância na
criação de hábitos de escrita em termos pessoais. This report is the result of the traineeship integrated in the Masters Degree in preschool education and 1st cycle of basic education, which was developed in a public school, in a class of 2nd grade. The pedagogical intervention took into account the needs, interests and motivations of the group of students, providing them with greater involvement in the actions performed. To this, has been developed various procedures and strategies for the production and collection of information, with a view to further processing and analysis and the subsequent preparation of this report. The work with the children had to do with the practice of writing associated with moments of pleasure and personal creation, strengthening the self-confidence and taste for writing on their own. It is essential to learn to write through the creativity of the students giving wings to imagination, and provide a personal style. The activities as been done to reflect on the writing process (planning, textualization and review), with a strong focus on diversification of production contexts, multiplying writing practices, as well the adequacy of text created to a communication. The students had contact with writing as a process that should be planned and reformulated and not simply related to technical writing. It is, largely, a process that aims to make children more aware of the social features associated with textual genres worked. After analysis of various evaluative elements concluded that the activities implemented and materials used made it possible a large involvement of pupils. Also promoted to the behavioral change of the students on the level of writing, including use strategies related to the writing process, and the implementation and promotion of "the corner to creative writing" has been important to creating writing habits in personal terms. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43414 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patrícia Fernandes Couto.pdf | 5,5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |