Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43608
Título: | Autoimagem e a sua relação com o bullying escolar: estudo realizado numa escola particular: relatório de estágio |
Autor(es): | Soares, Vânia Patrícia Pereira |
Orientador(es): | Pereira, Beatriz Oliveira |
Palavras-chave: | Estágio Autoimagem Bullying Escola Internship Body image School |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O Relatório de Estágio, está inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos
Ensinos Básicos e Secundários, da Universidade do Minho e inclui um conjunto de tarefas a realizar no
Estágio Pedagógico. O relatório de estágio pretende ser um documento que contenha as linhas
orientadoras da atividade profissional do estagiário, enquadrado com os documentos do Estágio.
Todo este processo foi orientado pelo Professor Cooperante e supervisionado uma Professora
Instituto de Educação da Universidade do Minho. O estágio iniciou-se nos primeiros dias de Setembro
de 2014 e terminou em Julho de 2015. Este estágio teve lugar numa escola particular inserido na
Cidade de Fafe. A turma que me foi atribuída foi a do 7ªA composta por 26 alunos de idades
compreendidas entre os 11 e os 12 anos. Foi uma ótima experiência para mim pois pude planear,
realizar e avaliar 98 aulas de 45´ e 90´minutos, contando sempre com uma equipa técnica fantástica
composta por pessoas sempre prontas para trabalhar e para me proporcionar o melhor estágio
possível.
O relatório contempla ainda uma investigação cujo principal objetivo foi descrever a
composição corporal de crianças, bem como analisar a satisfação com a imagem corporal,
relacionando-os com os possíveis papéis de participação no bullying escolar e descrever a prevalência
desses papéis de participação no bullying escolar. A amostra foi constituída por crianças do 3º ao 6º
ano do 1º Ciclo e 2º Ciclo, com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos, de ambos os sexos.
Foram estudadas 84 crianças sendo 41 do sexo feminino e 43 do sexo masculino. Para a recolha dos
dados, os instrumentos utilizados foram a escala de silhuetas corporais proposta por Tiggeman and
Wilson Barret (1998) para avaliar a satisfação ou não dos alunos. Para descrever os possíveis papéis
de participação no bullying, utilizou-se o Questionário de Olweus, adaptado á população portuguesa
(Pereira, 2006). Para identificar os papéis no bullying segundo a percepção dos colegas utilizou-se um
segundo instrumento, a Escala Sócio Métrica. Este estudo demonstrou que as crianças que estão mais
insatisfeitas foram aquelas mais indicadas como vitimas na perceção dos colegas. This report regards my master’s degree on Primary and Secondary Teaching of Physical Education, studied at the University of Minho, and includes a set of tasks throughout the Educational Internship. This report intends to be a document containing the trainee’s professional activity guidelines, taking into consideration the Internship paperwork. This whole process was guided by Professor Cooperative and supervised a teacher education Institute of the University of Minho. The Internship began in early September and finished in July, 2015. It took place in a Private School in the city of Fafe. I was assigned class A, from the 7th grade, made up of 26 students ranging from 11 to 12 years old. I consider this Internship a worthwhile experience since I was able to plan, accomplish and evaluate 98 classes of 45 and 90 minutes, during which I could always count on the amazing technical team’s support whose staff was constantly ready to work and to provide me the best training. The report also takes into account a research, whose main purpose was to describe children’s body composition as well as to analyze their satisfaction with their body image, relating it to the possible involvement roles in school bullying, and to describe the prevalence of those participation roles in school bullying. The sample consisted of 3rd to 6th grade children, of both gender, aged 9 to 13 years old. There were 84 children studied, 41 were female gender and 43 were male. For the data collection, it was used the body silhouette scale suggested by Tiggeman and Wilson Barret (1998) to evaluate students’ level of satisfaction. To describe the possible participation roles in school bullying, it was used the Olewus’s questionnaire, adapted to the Portuguese population (Pereira, 2006). To identify the roles in bullying according to schoolmates’ perception, it was used a second tool, the Socio Metric Scale. This study showed that the most unsatisfied children were the most appointed as victims, in their schoolmates’ perception. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43608 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vânia Patrícia Pereira Soares.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |