Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43927
Título: | As novas tecnologias no ensino artístico especializado: implicações na organização e estruturação do estudo da viola de arco |
Outro(s) título(s): | The new technologies in the music instruction: repercussions in the viola study organization and structuring |
Autor(es): | Ribeiro, Bárbara Maria Falcão Peixoto |
Orientador(es): | Abeijón, Ricardo Iván Barceló |
Palavras-chave: | Novas tecnologias Ensino artístico Apps Motivação Organização Estudo Viola de arco TIC Jogo Estratégias de ensino Teaching strategies with technology Music instruction Music study Technological innovations ICT Gamification Viola Motivation Study organization |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | No âmbito do estágio do Mestrado em Ensino da Música da Universidade do
Minho, foi implementado um projeto de intervenção pedagógica supervisionada. Vivemos numa
era altamente tecnológica, em que temos imensas ferramentas que fazem parte do nosso dia-adia,
facilitando-nos muito as tarefas rotineiras e sem as quais já não nos imaginamos a viver. São
exemplo disso os smartphones, os Tablets, os portáteis, os comandos da garagem e do carro, a
máquina de café, tecnologias que entraram nas nossas vidas para ficar. Neste projeto optamos por
nos focarmos apenas numa dessas tecnologias: a utilização, especificamente dirigida ao ensino
artístico, de aplicações digitais (apps) para Tablets e smartphones - equipamentos que já estão
amplamente difundidos na sociedade portuguesa. A investigação teve como alvo alunos do 1º e 2º
ciclo da classe de viola de arco do Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga. Antes da
utilização dos alunos das apps no seu estudo, estes e os respetivos encarregados de educação (E.E.)
foram inquiridos sobre os hábitos de estudos. Foram recolhidas informações sobre a utilização das
apps nas aulas e no final, alunos e E.E., foram novamente questionados sobre a utilização que
fizeram das apps no estudo em casa. Esta investigação foi complementada com os testemunhos de
professores que já utilizam TIC no ambiente das suas aulas, assim como, o testemunho de quem
constrói tecnologia para a educação.
Tendo em conta a evolução das tecnologias, é pertinente olhar para o ensino,
repensando as estratégias que usamos em contexto académico e também a forma como orientamos
o aluno na aprendizagem. As novas tecnologias, como as apps, são um veículo importante,
extremamente valioso e cada vez mais indispensável, que permitem repensar o ensino artístico e
focar as aprendizagens no aluno e na construção do saber, adequando a linguagem a uma geração
que já nasceu com as tecnologias nas mãos. During the internship for the Master’s in Music Teaching of the University of Minho, we developed a project of supervised pedagogical intervention. We live in a highly technological era, with numerous tools that are part of our day-to-day, facilitate our way of living and that have become indispensable, such as smartphones, tablets, laptops, garage and car remotes and coffee-machines. These are some examples that have entered our lives and are here to stay. In this project, we chose to focus on one of these new technologies: the use – directed towards music instruction – of digital apps for smartphones and tablets (which are already widely disseminated in Portuguese society). The research focused on students from the 1 st to 4 th grade and 5 th to 6 th grade of a class of viola from the Calouste Gulbenkian Conservatory of Braga. Before we introduced the students to the apps, we enquired them and their parents about the children’s study habits. We gathered information about the use of the apps and, lastly, we gathered information about the use of the apps while studying at home. This research was complemented with testimonies of teachers who already use computers in their classrooms, as well as, testimonies from people who develop these technologies for the educational field. With the evolution of technology, it is important to think about teaching and rethink the strategies that are being used and the way we guide students in learning. New technologies, such as apps, are an important vehicle – extremely valuable and essential – that allow us to transform music instruction and focus on the students and on increasing knowledge, by using the language of a generation which was already born with technology in its hands. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43927 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bárbara Maria Falcão Peixoto Ribeiro.pdf | 4,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |