Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43931
Título: | Jogos de improvisação como estratégia para a aquisição de competências técnicas e musicais na aprendizagem da percussão |
Outro(s) título(s): | Improvisation games as a strategy for the acquisitions of technical and musical skills in the percussion learning |
Autor(es): | Costa, Paulo Alexandre Pereira da |
Orientador(es): | Aroso, Nuno |
Palavras-chave: | Improvisação Jogos de improvisação Criatividade Percussão Ensino de música Improvisation Improvisation games Creativity Percussion Music teaching |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Este relatório descreve o estágio profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do
Minho realizado na Escola Artística Conservatório de Música do Porto e tem como tema “Jogos de
improvisação como estratégia para a aquisição de competências técnicas e musicais na aprendizagem
da percussão”. O estágio profissional contou com uma primeira fase de observação de aulas e com
uma segunda fase de intervenção pedagógica. Para tal, e depois de revista a literatura sobre o assunto,
elaborou-se um conjunto de jogos de improvisação que foram implementados em todos os contextos
de estágio: aulas individuais de percussão e grupo de percussão. O objetivo foi introduzir a
improvisação na sala de aula, como forma de os alunos adquirirem competências técnicas e musicais
através de jogos de improvisação estruturados, conciliando-os com o programa definido para cada
aluno, de uma forma lúdica e apelativa. Dos dados recolhidos conclui-se que a intervenção foi positiva,
verificando-se uma boa reação aos jogos por parte dos alunos, que se traduziu em maior motivação e
evolução. Embora os alunos tenham demonstrado evolução em alguns jogos, não foi possível constatála
em todos eles, uma vez que o tempo de intervenção pedagógica foi curto para o número de jogos
aplicados. Para uma constatação mais eficaz da pertinência pedagógica deste projeto, sugere-se um
estudo a longo prazo onde seja possível explorar cada um dos jogos durante mais tempo e daí observar
outro tipo de resultados. This report describes the professional internship for the Masters in Music Education of the University of Minho held in Escola Artística Conservatório de Música do Porto (Artistic School Oporto Conservatory of Music) with the theme "improvisation games as a strategy for the acquisition of technical and musical skills in the percussion learning." The internship included a first phase of classroom observation and a second phase of pedagogical intervention. To this end, and after reviewing the literature on the subject, a set of improvisational games were produced, which have been implemented in every stage of the internship: Instrument individual classes (percussion) and chamber music (percussion group). The aim was to introduce improvisation in the classroom as a way for students to acquire technical and musical skills through structured improvisation games, combining them with the program set for each student, in a playful and appealing way. From the collected data, it is concluded that the intervention was positive, with a good reaction to the games by the students, which resulted in increased motivation and evolution. Although students have demonstrated an evolution in some games, it was not possible to see this in all of them, since the educational intervention time was too short for the number of applied games. For a more effective realization of the pedagogical relevance of this project, it is suggested a long-term study where one can explore each of the games longer and then observe another kind of results. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43931 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paulo Alexandre Pereira da Costa.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |