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https://hdl.handle.net/1822/44649
Título: | Análise do mercado e da estratégia de uma empresa: o caso do E.Leclerc |
Outro(s) título(s): | Market and strategy analysis of a company: the case of E.Leclerc |
Autor(es): | Martins, Flávio Gil Castro |
Orientador(es): | Dias, Isabel Maria Machado Correia Brioso |
Palavras-chave: | E.Leclerc Comércio a retalho Mercado Estratégia Modelo de Porter Análise SWOT Retail commerce Market Strategy Porter’s model SWOT analysis |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O objetivo deste relatório de estágio é analisar o mercado do E.Leclerc de Vila
Nova de Famalicão e compreender em que medida a estratégia implementada vai ao
encontro das necessidades do mercado e da empresa.
Baseámo-nos no modelo das cinco forças de Porter para analisar este mercado
e na análise SWOT para fazer uma avaliação crítica à estratégia da empresa, tendo em
consideração os seus fatores internos e externos.
Para a elaboração deste trabalho usámos informações recolhidas através de
conversas informais com os gestores e funcionários da empresa. A empresa também
disponibilizou o acesso à sua base de dados dos cartões de cliente e, adicionalmente, foi
formulado um questionário que foi aplicado aos clientes desta empresa. A análise desta
base de dados e a aplicação do questionário foram duas das principais tarefas realizadas
durante o estágio. No entanto, por razões de confidencialidade, apenas parte destas
análises puderam ser incluídas neste relatório.
Em termos da análise de mercado, conclui-se que o mercado onde a empresa
está inserida é local, sendo que a estrutura de mercado é um oligopólio muito
concentrado, onde um pequeno número de empresas (E.Leclerc e Jumbo) detêm o
domínio deste mercado. O modelo das cinco forças de Porter demonstrou que a ameaça
de produtos substitutos e a rivalidade entre os concorrentes são as forças com maior
influência no mercado.
Relativamente à análise estratégica, esta revelou que o E.Leclerc dispõe de
diversas oportunidades para reduzir as suas fraquezas e, em simultâneo, atenuar as
ameaças existentes neste mercado.
Apesar da concorrência intensa neste mercado, o E.Leclerc ocupa uma posição
de liderança no mercado. No entanto, as ameaças identificadas neste relatório devem
ser continuamente monitorizadas e solucionadas para diminuir a vulnerabilidade da
empresa a possíveis alterações no mercado e a ações inesperadas dos concorrentes. The objective of this internship report is to define the market in which E.Leclerc de Famalicão operates and understand how the strategy implemented by this company is coping with the needs of the market and its own needs. In order to analyse the market we chose Porter'sfive force model and the strategy evaluation will be conducted by using a SWOT analisys, which focus on the internal and external factors. The data used in this report is mainly obtained through informal interviews with the managers of the company and employees. The company also granted access to their client card database and additionally, a client survey was developed in order to gather the opinion of its clients. The database analysis and the client survey were two of the main tasks during the internship. However, due to confidentiality, only some parts of these analysis are included in this report. The market analysis indicated that the company operates in a local market and that the market structure is a highly concentrated oligopoly where a small number of companies (E.Leclerc and Jumbo) control the market. Porter five forces model showed that the rivalry within the industry and the threat of substitute products are the forces with the highest impact on this market. The strategic analysis showed that E.Leclerc has many opportunities that might allow the company to improve its weaknesses and at the same time, reduce the threats that exist in this market. Despite the intense competition in this market, E.Leclerc still manages to occupy a certain dominant position in the market. However, the company has many points that need to be improved and the threats identified in this report must be continuously monitored and resolved so that the company is less vulnerable to possible market changes and unexpected actions by its competitors. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Economia Industrial e de Empresa |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44649 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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