Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45653
Título: | Experiências didáticas para o ensino da química no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário |
Autor(es): | Oliveira, Célia Manuela dos Santos Abreu Faria |
Orientador(es): | Geraldo, M. Dulce |
Data: | 17-Mar-2017 |
Resumo(s): | A presente tese de mestrado teve como objetivo selecionar e apresentar um conjunto coeso de atividades laboratoriais incidentes sobre os conteúdos programáticos de Química lecionados no Ensino Básico e Secundário. Para cada ano de escolaridade, do sétimo ao décimo segundo ano, são propostas duas atividades de índole experimental. Estas atividades estão descritas num formato que podem ser facilmente implementadas no âmbito de uma aula laboratorial ou de um Clube de Ciências.
As experiências selecionadas são elucidativas, de baixo custo e não apresentam toxicidade e podem ser realizadas sem recurso à hotte. Cada atividade laboratorial foi pensada de modo a possibilitar a participação dos alunos ao nível da execução experimental sob a supervisão do professor. Para cada atividade foi elaborado o procedimento experimental onde as operações estão descritas passo a passo. Sempre que possível foi efetuada uma ponte entre a Química e o quotidiano, a qual foi sempre acompanhada de explicações científicas. Para cada atividade, foi também elaborado um questionário que incide sobre previsão de resultados e/ou interpretação dos resultados. Para cada atividade foram incluídas informações sobre as advertências de perigo (H) e recomendações de prudência (P) dos reagentes bem como a forma de eliminação dos resíduos e ainda uma estimativa dos custos considerando os reagentes utilizados.
Assim, os professores podem usar estas atividades para demonstrar alguns dos conteúdos programáticos do 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário. Todas estas atividades foram implementadas durante este ano letivo na Escola Secundária de Felgueiras, em Felgueiras em que participaram várias turmas do sétimo ano até ao décimo segundo ano de escolaridade. Os questionários preenchidos pelos alunos foram analisados e serviram de base para realizar uma avaliação crítica da aplicação das diversas atividades experimentais em contexto de sala de aula. This master's thesis aims to present a selected and cohesive set of laboratory activities that focus on Chemistry contents taught in Basic and Secondary levels. For each grade, from the seventh to the twelfth year, two experimental activities are proposed. These activities are presented in a format that can be easily implemented within a laboratory class or in a Science Club. The selected experiments are elucidative, low cost, toxicity free and can be performed without fume hood. Each laboratory activity is designed to enable the students participation in the experimental execution under the supervision of the teacher. For each activity an experimental procedure was developed and each operation is described step by step. Whenever possible the link was made between Chemistry and everyday life phenomena, which were always followed by scientific explanations. For each activity, a survey that focuses on the outcomes and/or interpretation of the results was created. For each activity informations on the reagents hazard (H) and precautionary (P) statements were included as well as disposing method of the products. A cost estimation considering the reagents used for each activity is presented. Therefore, the teachers can use these activities to demonstrate some of the contents of the third cycle, basic education and secondary education grades. All these activities were implemented during this school year, in Felgueiras Secondary School, attended by several classes from the seventh to the twelfth grade. The surveys that the students completed were analyzed and used as a basis to conduct a critical assessment of the implementation of the various experimental activities in the classroom context. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45653 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CDQuim - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Célia Manuela dos Santos Abreu Faria Oliveira.pdf Acesso restrito! | 9,7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |