Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45865
Título: | Práticas e consumos dos jovens portugueses em ambientes digitais |
Outro(s) título(s): | Practices and consumption of Portuguese youth in digital environments |
Autor(es): | Amaral, Inês Reis, Bruno Lopes, Paula Quintas, Célia |
Palavras-chave: | Jovens Práticas digitais Consumos digitais Youth Digital practices Digital consumption |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade da Beira Interior. Labcom.IFP |
Revista: | Estudos em Comunicação |
Resumo(s): | Na cultura juvenil, as lógicas de mobilidade, multiscreen e multitarefa permitem equacionar novas práticas
mediáticas numa era de convergência das plataformas digitais e dos consumos em cross-media.
Neste artigo, descrevemos indicadores de atividades online de jovens portugueses com o objetivo de analisar as suas práticas mediáticas digitais e os consumos em rede que decorrem da apropriação dos recursos técnicos. O estudo empírico foi operacionalizado com recurso ao inquérito por questionário, aplicado a uma amostra de 1814 estudantes a frequentar o Ensino Básico (3º ciclo), Secundário e Profissional, em estabelecimentos de ensino nas 18 capitais de distrito de Portugal Continental. Os resultados revelam que as práticas sociais em rede têm maior prevalência e que os consumos digitais de acesso são os mais constantes: em rigor, os consumos mais significativos estão associados ao entretenimento, com diferentes práticas mobilizadas. Numa perspetiva de sociabilidade em rede orientada à interação com os pares, verificámos que as competências técnicas podem limitar o consumo tecnológico destes jovens. The logic of mobility, multi-screen and multitasking in youth culture allow us to equate new media practices in an era of convergence of digital platforms and cross-media consumption. This paper describes online activities indicators of Portuguese young people with the aim of analyzing your digital media consumption practices and networking resulting from the appropriation of technical resources. The empirical study was carried out with use of questionnaire survey applied to a sample of 1814 students attending basic education (3rd cycle), Secondary and Vocational in schools in the 18 capitals of Portugal Continental district. The results show that social networking practices are more prevalent and that digital access consumption is the most constant: in fact, the most significant consumption is associated with entertainment, with different practices mobilized. From a peer-to-peer network sociability perspective, we have found that technical skills may limit the technological use of these young people. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45865 |
DOI: | 10.20287/ec.n24.a06 |
ISSN: | 1646-4974 |
Versão da editora: | http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/70/63 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amaral_Ines_et.al_2017_estudos-de-comunicacao.pdf | 494,17 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |