Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45924

TítuloO papel do professor como mediador da educação literária no 3º ciclo do ensino básico: relatório de atividade profissional
Autor(es)Santos, Maria Manuela Gonçalves Avelar dos
Orientador(es)Teixeira, Rita Roque Gameiro Tenreiro Patrício
Data27-Jan-2017
Resumo(s)O presente documento apresenta-se como um Relatório de Atividade Profissional correspondente ao Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Lusófonas cujo tema é "O papel do professor como mediador da Educação Literária no 3º ciclo do Ensino Básico". Constitui-se como uma reflexão sobre o percurso profissional docente desde o início da carreira até ao momento presente, iniciando-se com uma descrição das funções desempenhadas, associadas à prática docente, e da formação continuada. Prossegue com a apresentação de algumas conceções sobre o ensino da leitura e da literatura no 3º ciclo e com o relato de algumas das atividades de leitura e de educação literária implementadas ao longo dos anos de docência. Tendo como foco o papel do professor enquanto mediador do acesso dos alunos aos textos literários que fazem parte do cânone, são descritas dinâmicas de trabalho mais gerais, transversais a vários tipos de obras literárias, recorrendo à apresentação de exemplos, muitos deles representativos das produções dos alunos. Essas dinâmicas representam sequências de aprendizagem que contemplam o trabalho autónomo em sala de aula, ligado à manipulação de textos literários, e a socialização de produtos culturais elaborados pelos alunos e decorrentes da interação com os textos autorais. É também apresentado o trabalho decorrente de incursões em textos de dois autores de referência, que têm atravessado as opções programáticas ao longo das duas últimas décadas: Eça de Queirós e Sophia de Mello Breyner Andresen. O presente relatório permitiu à docente refletir criticamente sobre o seu percurso enquanto professora de Português e aprofundar a consciência da importância do seu papel na formação de alunos-leitores.
Le document suivant se présente comme un rapport d'activitée professionnel correspondant au cours de postgraduation en Théorie de la Litterature et Litterature Lusophone dont le thèmme est "Le rôle de l'enseignant en tant que médiateur de l'Éducation Littéraire dans le3éme cycle de l'Enseignement de Base. Il s'agit d' une réflexion sur le parcours professionnel de l'enseignante dès le début de la carrière jusqu'au présent, en commençant avec une description des fonctions exercées , associées à la pratique d'enseignement, et de la formation continue. Il continue avec la présentation de quelques conceptions sur l'enseignement de la lecture et de la litterature au 3ème cycle et avec le rapport de quelques activitées de lecture et d'éducation littéraire mis en oeuvre tout au long du temps d'enseignement. Ayant comme but le rôle de l'enseignantentant que médiateur de l'accès des élèves aux textes littéraires qui font partie du canon, on décrit des dynamiques de travail plusgénéraux , trasnsversales à plusieurs types d'ouvres littéraires , en recourant à la présentation d'exemples , beaucoup d'entre eux répresentatifs des productions des élèves. Cettes dynamiques représentent plusieurs séquences d'apprentissage qui répondent au travail autonome en classe, lié à la manipulation de textes littéraires , et à la socialisation de produits culturels élaborés par les aprenants et résultant de l'interaction avec les textes d'auteur. Il se présente aussi le travail résultant d'incursions dans les textes de deux auteurs de référence, qui ont traversé les options programmatiques tout au long des deux dernières décennies: Eça de Queirós et Sophia de Mello Breyner Andresen. Ce rapport a permis à l'enseignante réfléchir de façon critique sur son parcours en tant que professeur de Portugais et approfondir la conscience de l'importance de son rôle dans la formation desaprenants-lecteurs.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45924
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CEHUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Manuela Gonçalves Avelar dos Santos.pdf
Acesso restrito!
Tese5,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID