Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/49814
Título: | Internacionalização: modos de entrada em mercados estrangeiros e o estudo de caso da empresa Josefinas |
Autor(es): | Santos, Keitte Kastielle Lemos dos |
Orientador(es): | Sousa, Jorge Alves Pereira Cerdeira |
Palavras-chave: | Internacionalização Mercado Estratégias Josefinas Estados Unidos da América Internationalization Market Strategies United States of America |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | A realidade do contexto atual exige que as empresas compreendam a existência de
características singulares presentes em cada mercado e que, portanto, terão impacto nas estratégias
adotadas pelas empresas e que influenciarão a sua performance. Operar num novo mercado significa
defrontar-se com um novo ambiente, com uma cultura distinta e pessoas com diferentes necessidades.
Portanto, é imprescindível não só o estudo do mercado alvo como também do consumidor local para
que as empresas possam definir e operar com base em estratégias que visam a construção de uma
ligação afetiva de maneira a perceber e antecipar as necessidades, construir um relacionamento
duradouro com base numa marca de confiança, aumentar a perceção da marca junto dos clientes e
consequentemente atingir os objetivos inicialmente propostos.
A presente dissertação aqui reportada tem como foco principal de estudo a temática da
internacionalização, os grandes desafios inerentes a este processo bem como a escolha do modo de
entrada ideal, face às características apresentadas pela organização e pelo próprio mercado. Este estudo
tem como base uma vertente teórica onde as diferentes fases do processo de internacionalização
serão exploradas e posteriormente a vertente de um estudo de caso da empresa portuguesa
Josefinas, em que os dados serão recolhidos através de meios secundários. Também será realizado um
estudo de um potencial mercado para a internacionalização da marca nos Estados Unidos da América.
Em vista disso, serão utilizadas diferentes ferramentas de análise, nomeadamente o Diagrama de
Porter, a Análise PEST e a Análise SWOT para que posteriormente seja feito uma triagem e
selecionado um potencial estado para expansão das atividades das Josefinas em território americano. The reality of the current context requires that companies understand the existence of singular characteristics presented in each market and that, therefore, will have an impact on the strategies adopted by the companies and that will influence their performance. Operating in a new market means confronting a new environment, a distinct culture and people with different needs. Therefore, it is essential not only the study of the target market but also the local consumer so that companies can define and operate based on strategies that aim to build an affective bond in order to perceive and anticipate the needs, build a lasting relationship with based on a trusted brand, increase brand awareness among customers and consequently achieve the initially proposed goals. The present research here stated focuses mainly on the study of the topic of internationalization, the major challenges typical in this process and the choice of the ideal entry mode given the characteristics presented by the organization and the market itself. This study is based on a theory where the different stages of the internationalization process will be explored and then shed a case study of the Portuguese company Josefinas in which data will be collected through secondary means. A study of a potential market for brand internationalization in the United States of America will also be conducted. In view of this, different analysis tools will be used, namely the Porter Diagram, the PEST Analysis and the SWOT Analysis so that a screening and a potential state for the expansion of the activities of the Josefinas in American territory. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/49814 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Keitte Kastielle Lemos dos Santos.pdf | 3,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |