Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/50246
Título: | Política de cotas e suas implicações no processo ensino-aprendizagem e inclusão social: um estudo de caso no IFRN Campus Natal Central |
Outro(s) título(s): | Policy of quotas and their implications in the teaching-learning and social inclusion: a case study in IFRN Campus Natal Central |
Autor(es): | Parente, Raimundo Nonato Camelo |
Orientador(es): | Casa-Nova, Maria José |
Palavras-chave: | Capital econômico Capital cultural Sucesso escolar Economic capital Cultural capital School success |
Data: | 2-Out-2017 |
Resumo(s): | A maioria dos alunos brasileiros são segregados segundo a hierarquia dos tipos de escolas.
Normalmente as escolas públicas acolhem os filhos de famílias sem capital econômico e cultural na
acepção de Pierre Bourdieu e carecem de infraestruturas adequadas, enquanto as escolas privadas,
com boas infraestruturas e bem equipadas, são escolha das famílias detentoras de capital
econômico e cultural para colocar seus filhos. Com efeito, as escolas privadas formam os melhores
alunos para ingressarem nos cursos de maior prestígio das universidades brasileiras. Porém,
existem os Institutos Federais que oferecem o ensino médio integrado articulado com o ensino
técnico e que são escolas públicas com reconhecida qualidade que nada lembra o padrão
tradicional de escola pública no Brasil. Por lei, estes Institutos reservam uma cota de 50% das vagas
para filhos de família de baixa renda, e, dentro daquela, uma sub cota para minorias. As vagas
relativas aos outros 50%, de livre concorrência, são majoritariamente ocupadas por alunos oriundos
de escolas privadas. Exemplo raro de escola pública onde é possível interagir famílias com capital
econômico e social tão distintas representando melhor a realidade social brasileira. Esta tese
apresenta um estudo desenvolvido no Instituto Federal no estado do Rio Grande do Norte no
campus central da cidade de Natal, onde, entre outros objetivos, procurou-se identificar os efeitos
do capital econômico, social e cultural no sucesso escolar dos alunos. Foi selecionada a turma com
entrada de 2012 do curso técnico de administração para o estudo de caso, com isso, foi
acompanhada por três anos letivos (2013, 2014 e 2015), utilizando-se, como técnicas de recolha
de dados, a observação em sala de aula e extra sala de aula, a entrevista semiestruturada a
alunos/as e professores/as e a análise estatística dos dados de desempenho acadêmico dos
alunos. Os resultados demonstraram os efeitos, no rendimento escolar, das diferentes formas de
capital acumuladas pelos alunos, bem como das práticas docentes, ambas influenciando
diferentemente o aprendizado dos alunos cotista e dos alunos não cotistas. O “efeito escola” e o
“efeito pares” revelaram-se importantes para a compreensão do objeto de estudo e para a
construção de um habitus composto. Most Brazilian students are segregated according to the hierarchy of types of schools. Normally public schools welcome the children of families without economic and cultural capital in the Pierre Bourdieu sense and lack adequate infrastructure, while well-equipped and well-equipped private schools are the choice of families holding economic and cultural capital to children. In fact, private schools are the best students to join the most prestigious courses of Brazilian universities. However, there are Federal Institutes that offer integrated secondary education articulated with technical education and that are public schools with recognized quality that does not resemble the traditional pattern of public school in Brazil. By law, these Institutes reserve a quota of 50% of places for children of low-income families, and, within that, a sub-quota for minorities. Vacancies for the other 50%, free competition, are mostly filled by students from private schools. A rare example of a public school where it is possible to interact with families with such distinct economic and social capital as to better represent the Brazilian social reality. This thesis presents a study developed at the Federal Institute in the state of Rio Grande do Norte on the central campus of the city of Natal, where, among other objectives, the aim was to identify the effects of economic, social and cultural capital on students' school success. It was selected the class with 2012 entrance of the technical course of administration for the case study, with that, was followed by three academic years (2013, 2014 and 2015), using, as data collection techniques, observation in Classroom and extra-classroom, semistructured interview to students and teachers, and statistical analysis of students' academic performance data. The results showed the effects on the school performance of the different forms of capital accumulated by the students, as well as on the teaching practices, both influencing differently the learning of the quota students and non-quota students. The "school effect" and the "peer effect" were important for understanding the object of study and for a compound habitus. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (especialidade de Sociologia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50246 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Raimundo Nonato Camelo Parente.pdf | 4,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |