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dc.contributor.authorAfonso, Ana Sofiapor
dc.contributor.authorCoelho da Silva, José Luíspor
dc.date.accessioned2018-03-08T12:02:09Z-
dc.date.available2018-03-08T12:02:09Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.isbn978-989-704-206-5por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/51794-
dc.description.abstractAs biografias de cientistas para crianças, quando de boa qualidade, constituem uma oportunidade para promover a compreensão dos processos de construção do conhecimento científico, apresentar o lado “humano” do cientista” e veicular explicações e modelos científicos. Galileu constitui um dos temas das biografias científicas para crianças publicadas em Portugal, estando algumas delas incluídas nas listas do Plano Nacional de Leitura. Os vários contributos de Galileu para o conhecimento do Universo, põe em evidência, entre outros aspetos, diferentes relações entre a ciência e a tecnologia, a natureza da tecnologia, a inter-relação entre dados, evidência e modelo, a importância da validação do trabalho do cientista, a natureza das observações, e a relevância da divulgação do trabalho científico. Neste contexto, procura-se analisar como as biografias de Galileu para crianças veiculam o seu contributo para a compreensão do Universo. Esta análise permitirá inferir que imagem da ciência e da tecnologia veiculam estas biografias. Foram analisados quatro livros de literatura infantil publicados em Portugal sobre Galileu. A análise centrou-se em dois temas: a) o telescópio de Galileu, as observações telescópicas e a sua divulgação e b) As observações telescópicas, os sistemas cosmológicos e os argumentos de Galileu a favor do sistema de Copérnico. Os dados revelam que o telescópio e as observações celestes são os aspetos mais destacados. Menos explorada é a relação entre as observações telescópicas e os sistemas cosmológicos da época, possivelmente porque este é um assunto mais complexo para as crianças. Em relação ao telescópio é referida a sua origem (por vezes inadequadamente atribuída a Galileu); aperfeiçoamento e qualidade do instrumento (geralmente referido como fiável); e descritas as observações obtidas com o instrumento, embora os detalhes variem consoante os livros. Todos os livros mencionam a existência de dois sistemas cosmológicos incomensuráveis para explicar o Universo, defendendo Galileu o sistema de Copérnico; referem o papel das observações telescópicas na desacreditação do sistema de Ptolomeu. Como conclusão, nem todos os livros apresentam a mesma qualidade. Enquanto alguns podem reforçar ou induz ideias empiristas outros apresentam marcos do trabalho de Galileu, constituindo uma iniciação à compreensão do seu legado. Neste sentido, recomenda-se a integração destes últimos nos níveis iniciais aquando do estudo dos astros.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGalileupor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectEducação não formalpor
dc.titleCiência de Galileu na literatura infantilpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewednopor
oaire.citationConferenceDate27 maio 2015por
sdum.event.title1º Encontro de História da Ciência no Ensinopor
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage267por
oaire.citationEndPage276por
oaire.citationConferencePlaceVila Real, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublication1º Encontro de História da Ciência no Ensinopor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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