Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51837
Título: | Coaching educacional na formação de professores para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos do Instituto Federal de São Paulo |
Autor(es): | Barroqueiro, Carlos Henriques Souza, Marcelo J. Romão, Ulisses Galvão Moraes, Ataliba Capasso Oliveira, Jonatha Hudson Santos Romero, Fernando |
Palavras-chave: | Coaching Educacional Formação de Professores Aprendizagem Coaching pédagogique Formation des enseignants D'apprentissage |
Data: | 2017 |
Editora: | Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE) |
Citação: | Barroqueiro, C., Souza, M., Romão, U., Moraes, A., Oliveira, J., Romero, F. (2017). Coaching educacional na formação de professores para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos do Instituto Federal de São Paulo. In J. Pinhal, F. Costa, & R. Faria, (Eds.), As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
Resumo(s): | A educação necessita de novas práticas inovadoras para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos,
pois, na educação básica, os discentes são da geração Z – adeptos da realidade virtual. Essa geração nasceu
na cibercultura e precisa de estímulos motivacionais para uma educação na era planetária, englobando
questões políticas, econômicas, tecnológicas, culturais, ambientais e sociais, sob contexto dinâmico e de
complexidade da contemporaneidade. Para isso, os professores devem aperfeiçoar sua prática pedagógica
para os alunos aprenderem a aprender. O “coaching educacional” é um conjunto de ferramentas que tem por
fim o autoconhecimento, aumentar o desempenho dos alunos, usar os conhecimentos adquiridos por estes
para criar novos, transformar os limites de cada discente em recursos promissores, pensar e discutir metas e
ações observando o passado visando o futuro focando na aceleração de resultados e felicidade. O objetivo
dessa pesquisa é o uso da cultura “coaching educacional” na formação de professores com o propósito de
melhorar o processo de aprendizagem dos alunos. A hipótese da mitigação é verificar se os professores
capacitados na cultura “coaching educacional” aperfeiçoaram suas atividades no processo ensino e
aprendizagem dos discentes. A metodologia da pesquisa fundamenta-se em duas fases: inicialmente, uma
revisão das referências para o Estado da Arte, e, em seguida, pesquisas qualitativa e quantitativa para avaliar
o uso da cultura “coaching” no processo ensino-aprendizagem. Os resultados, iniciais obtidos, foram bemsucedidos,
isto é, houve uma maior eficácia dos alunos na aprendizagem orientados por professor formado
na cultura “coaching educacional” do que aqueles docentes que não realizaram a capacitação. O curso de
capacitação em “coaching educacional” será ampliado para novas ferramentas, pensando em aperfeiçoar
ainda mais os resultados da aprendizagem e felicidade dos alunos. Éducation exige des pratiques innovantes pour améliorer le processus d'apprentissage des élèves, comme dans l'éducation de base, les étudiants sont la génération Z - ventilateurs de réalité virtuelle. Cette génération est née en cyberculture et ont besoin de stimuli de motivation pour l'éducation à l'ère planétaire, englobant les questions politiques, économiques, technologiques, culturels, environnementaux et sociaux dans le cadre contexte dynamique et de la complexité du monde contemporain. Pour cela, les enseignants devraient améliorer leur pratique de l'enseignement pour les étudiants d'apprendre à apprendre. Le “coaching pédagogique” est un ensemble d'outils qui a enfin la connaissance de soi, d'augmenter le rendement des élèves, en utilisant les connaissances acquises par eux pour créer de nouvelles, en transformant les limites de chaque étudiant en ressources prometteuses, réfléchir et discuter des objectifs et des actions d'observation le passé vise à l'avenir en mettant l'accent sur l'accélération de résultats et de bonheur. L'objectif de cette recherche est l'utilisation de la culture “coaching pédagogique” dans la formation des enseignants afin d'améliorer le processus d'apprentissage des élèves. L'hypothèse de l'atténuation est de savoir si les enseignants formés à la culture “coaching éducatif” perfectionné ses activités dans l'enseignement et l'apprentissage des élèves. La méthodologie de recherche repose sur deux phases: d'abord, un examen des références à l'état de l'art, et de la recherche puis qualitative et quantitative pour évaluer l'utilisation de la culture “coaching” dans le processus d'enseignement-apprentissage. Les résultats, obtenus au début, ont réussi, qui est, il était un étudiant plus efficace l'apprentissage guidé par un enseignant formé dans la culture “coaching pédagogique” que les enseignants qui ne suivent une formation. Le cours de formation sur le “coaching pédagogique” sera étendu à de nouveaux outils, en pensant encore améliorer les résultats d'apprentissage et le bonheur des étudiants. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51837 |
ISBN: | 978-989-8272-26-3 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017-Barroqueiro et al - AFIRSE-artigo.pdf | 406,67 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |