Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52268
Título: | O domínio da gramática em manuais de Português: Método(s), atividades, conteúdos, avaliação |
Autor(es): | Silva, António Carvalho da |
Palavras-chave: | Ensino do Português Educação linguística Gramática Avaliação |
Data: | 2016 |
Editora: | Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia |
Revista: | Revista Portuguesa de Humanidades - Estudos Linguísticos |
Citação: | Silva, A. C. (2016). O domínio da gramática em manuais de Português: método(s), atividades, conteúdos, avaliação. Revista Portuguesa de Humanidades – Estudos Linguísticos, 20(1), 137-158 |
Resumo(s): | O estudo da gramática, tal como o da leitura, sempre foi considerado uma área central do ensino da língua portuguesa. Recentemente, os programas oficiais e os livros didáticos entendem-no não só como conhecimento formal, mas também como base para a promoção de habilidades de leitura, escrita e oralidade. Neste quadro, o objetivo deste artigo será o de verificar até que ponto, após a adoção de livros didáticos para o Ensino Básico (no ano escolar de 2013/2014), houve uma adaptação a novas conceções e práticas de ensino de línguas. Em termos mais específicos, sem desconsiderar a discussão sobre os objetivos e as metodologias de ensino de gramática, este estudo caracteriza a natureza de gramática na escola, sobretudo através da análise de metodologias, atividades, conteúdos e formas de avaliação. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52268 |
ISSN: | 0874-0321 |
Versão da editora: | http://www.rphumanidades.braga.ucp.pt/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACSilva (2016), O domínio da gramática (RPH).pdf | 387,38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |