Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52394
Título: | A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades |
Autor(es): | Paniago, Rosenilde Nogueira Sarmento, Teresa |
Palavras-chave: | Formação de Professores Pesquisa na Formação PIBID Teachers’ Formation Research in Training |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
Revista: | Educação & Realidade |
Citação: | Paniago, R. N., & Sarmento, T. (2017). A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Educação & Realidade, 42(2) |
Resumo(s): | A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e
fragilidades. Essa pesquisa objetiva investigar a contribuição do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem
da docência dos licenciandos, focalizando a construção da identidade
docente como professores pesquisadores e reflexivos, no contexto de um
Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia, por meio de narrativas
e análise documental. Evidenciou-se que o PIBID pode se constituir em
um espaço de reflexão, em que o formando é incitado a desenvolver postura
investigativa, elaborar e executar projeto de ensino e de investigação; entretanto,
os estudos e reflexões sobre a pesquisa deve também ser assumido
pelos demais professores formadores para que esta atividade seja fortalecida
na instituição. The Training in and for Research in PIBID: possibilities and weaknesses. This research aims to investigate contributions of the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência [Institutional Scholar- ship for Teaching Initiation Program] - (PIBID) to the learning of teachers. It is focused on the construction of the professional identity as researchers and reflective teachers, in the context of a Federal Institute of Sciences, Education and Technology, by means of narratives and documents analysis. It was evident that the PIBID may constitute a space for reflection, where the student is encouraged to develop an investigative approach and to prepare and implement educational and research projects; however, studies and reflections concerning research should also be taken by other trainer teachers so that such activity will be strengthened in the institution. |
Tipo: | Artigo |
Descrição: | Ahead of print |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52394 |
DOI: | 10.1590/2175-623658411 |
ISSN: | 0100-3143 |
e-ISSN: | 2175-6236 |
Versão da editora: | http://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/58411 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Formação na e para a Pesquisa no PIBID.pdf | 222,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |