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https://hdl.handle.net/1822/52596
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cardoso, Paula | por |
dc.contributor.author | Mamede, Ema | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-16T12:15:28Z | - |
dc.date.available | 2018-03-16T12:15:28Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Cardoso, P. & Mamede, E. (2016). Trabalho colaborativo como fonte de recursos para a aula de Matemática – O caso do ensino de frações. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo e L. Santos (Eds.), Proceedings do Encontro de Investigação em Educação Matemática. Recursos na Educação Matemática, (pp.369-381) [edição digital]. Évora: SPIEM. | por |
dc.identifier.issn | 2182-0023 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/52596 | - |
dc.description.abstract | As mais recentes orientações para a Matemática no Ensino Básico preconizam o contacto aprofundado com as frações ainda durante o 1.º ciclo. Estas orientações preveem a abordagem aos significados quociente, parte-todo, medida e operador. Face à tradicional abordagem ao tema das frações reduzida aos significados parte-todo e operador, torna-se pertinente investigar se as atuais práticas de ensino dos professores refletem aquelas orientações. A investigação aqui apresentada procurou responder às seguintes questões:Como abordam os professores em sala de aula recursos que encontram no contexto formativo facultado pelo trabalho colaborativo? Como abordam os professores os diferentes significados de fração (quociente, parte-todo, medida e operador) nas suas aulas? Que dificuldades apresentam nessa abordagem? Os resultados da observação de aulas de um professor do 1.º ciclo, enquanto participante de um programa de trabalho colaborativo, e subsequente análise qualitativa dos dados recolhidos, revelam dificuldades na abordagem aos significados de fração. Designadamente, assiste-se a uma divergência entre a apreensão e intenção de aplicação dos recursos disponibilizados durante as sessões de preparação de aulas e a efetiva implementação destes em sala de aula. Estes resultados sugerem a necessidade de que, a par da promulgação de novas diretrizes curriculares, sejam regularmente promovidos programas de apoio, de forma continuada, junto da comunidade docente, de forma a garantir maior convergência entre currículo e práticas de ensino. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Trabalho colaborativo | por |
dc.subject | Ensino de frações | por |
dc.subject | Conhecimento do professor | por |
dc.title | Trabalho colaborativo como fonte de recursos para a aula de Matemática – O caso do ensino de frações | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 369 | por |
oaire.citationEndPage | 382 | por |
oaire.citationConferencePlace | Évora, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Livro de atas do EIEM 2016, Encontro em Investigação em Educação Matemática: recursos na educação matemática | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Cardos & Mamede EIEM2016.pdf | 605,46 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |