Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53287
Título: | A educação superior na economia do conhecimento, a subalternização das ciências sociais e humanas e a formação de professores |
Outro(s) título(s): | Higher education in the knowledge economy, the disregard of social sciences and humanities and teacher training |
Autor(es): | Afonso, Almerindo Janela |
Palavras-chave: | Educação superior Economia do conhecimento Ciências sociais e humanas Formação de professores Higher education Knowledge economy Social sciences and humanities Teacher training |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Revista: | Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior |
Resumo(s): | Na primeira parte do artigo, faz-se uma breve reflexão sobre a universidade no contexto da economia
do conhecimento. Numa segunda parte, tendo em conta essencialmente a realidade portuguesa, questiona-se a subalternização crescente das ciências sociais e humanas e, dentro delas, das ciências da educação. Por último, chama-se a atenção para o facto de os dilemas atuais na formação de professores poderem ser, pelo menos em parte, discutidos como consequência da discrepância entre a importância potencial do conhecimento das ciências da educação e a baixa atenção ou desvalorização que estas recebem da parte da sociedade, dos decisores políticos e, por vezes, da própria comunidade científica. Em qualquer dos casos, estas situações nunca são indiferentes às visões e orientações político-ideológicas dominantes. In the first part of the article I make a brief reflection about the university within the context of the knowledge based economy. In a second part, considering essentially the Portuguese reality, I put in question the growing subalternization of the Social Sciences and Humanities and, among these, of the Educational Sciences. Finally, I draw attention to the fact that the current dilemmas of teacher training might be, at least in part, discussed as a consequence of the discrepancy between the potential importance of the knowledge delivered by the Educational Sciences and the lack of attention or devaluation they receive from society, policy-makers and sometimes even from the scientific community. In any case, these situations are never indifferent to the dominant visions and political-ideological orientations. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53287 |
DOI: | 10.590/S1414-40772015000200002 |
ISSN: | 1414-4077 |
e-ISSN: | 1982-5765 |
Versão da editora: | http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772015000200269&script=sci_abstract&tlng=es |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
a educação superior na economia do conhecimento.pdf | 719,67 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |