Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53606
Título: | pareSeres da terra e a música popular portuguesa no Conservatório do Vale do Sousa |
Outro(s) título(s): | pareSeres da terra and Portuguese popular music at the Conservatory of Vale do Sousa |
Autor(es): | Pacheco, António |
Palavras-chave: | pareSeres da terra Ensino especializado da música Música popular portuguesa Conservatório do Vale do Sousa Specialized teaching of music Portuguese popular music Conservatory of Vale do Sousa. |
Data: | Dez-2017 |
Editora: | Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
Revista: | Revista Vórtex |
Citação: | Ribeiro, A. J. P. (2017). pareSeres da terra e a música popular portuguesa no Conservatório do Vale do Sousa. Revista Vórtex, Curitiba, v.5, n.3, pp.1-20. |
Resumo(s): | Este artigo aborda a problemática do ensino da música em Portugal, após a sua inserção no sistema geral de ensino, e apresenta um relato de experiência desenvolvido no Conservatório do Vale do Sousa - Lousada, no âmbito do projeto pareSeres da terra. Este projeto tem como principal propósito responder às necessidades de renovação da escola de música. Neste sentido, pretende consciencializar para a necessidade de introduzir no currículo do Conservatório do Vale do Sousa outras tipologias musicais, ou seja, outros estilos e géneros musicais, divulgar o património musical português não erudito, sensibilizar os mais novos para a preservação da cultura musical portuguesa e solidificar o projeto de escola. Apresenta, igualmente, uma viagem retrospetiva em torno da programação levada a cabo durante estes dez anos de evento e conclui-se que pareSeres da terra representa uma proposta inovadora e de ruptura com a conceção de escola de música assente no paradigma tradicional. This article deals with the problems of music education in Portugal, after its insertion in the general teaching system, and presents an experience report developed at the Conservatory of Vale do Sousa -Lousada, within the context of the pareSeres da terra project. This project has as main purpose to respond to the renovation needs of the music school. In this sense, it intends to raise awareness of the need to introduce other types of music in the Conservatory of Vale d o Sousa curriculum, to disclose the non-erudite Portuguese musical heritage , to sensitize the younger generation to the preservation of Portuguese musical culture and to solidify the school project. It also presents a retrospective tour of the programming carried out during these ten years of the event and it is concluded that pareSeres da terra represents an innovative proposal and break with the design of a music school based on the traditional paradigm. |
Tipo: | Artigo |
Descrição: | Conservatório do Vale do Sousa - Lousada - Portugal |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53606 |
ISSN: | 2317-9937 |
Versão da editora: | vortex.unespar.edu.br/ribeiro_v5_nº3.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ribeiro_v5_n3.pdf | pareSeres da terra | 283,58 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons