Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54052

TítuloModelo de interpretação de Marcas. Imagens e percepções
Autor(es)Neves, Ronaldo Mendes
Ruão, Teresa
Palavras-chaveComunicação de marca
Imagem de marca
Modelo de interpretação de marca
Data2014
EditoraAssociação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)
RevistaComunicando
CitaçãoNeves, R. & Ruão, T. (2014). Modelo de interpretação de marcas. Imagens e Percepções. Revista Comunicando, 3, 85 – 99.
Resumo(s)Este trabalho apresenta um modelo de interpretação de marcas com o objetivo de colaborar no avanço dos procedimentos metodológicos da pesquisa em comunicação estratégica e organizacional. A comunicação de marca (Aaker, 1998; Keller, 2006; Ruão, 2006; Batey, 2010) compreende inúmeras ações promocionais, que geram um conjunto de percepções mentais ou imagens nos públicos. E tais percepções apresentam uma variedade de atributos associados à capacidade de reconhecimento e de aprovação (adesão) dos elementos de marca. Ora, para analisarmos estas dimensões de percepção, delimitamos os componentes mentais (de visão e memorização), de modo a interpretar os indicadores racionais, emocionais, simbólicos de lembrança e verificar o grau de aprovação aos elementos de marca. Para tanto, adaptamos o método de configuração de imagem (De Toni, 2009) à análise da notoriedade (Ruão et al, 2013) e desenvolvemos um modelo de interpretação de marcas que sugere três procedimentos de pesquisa a serem adotados: 1º) levantamento dos atributos da marca e classificação dos indicadores de percepção; 2º) identificação do grau reconhecimento da marca ou nível de notoriedade; e 3º) de terminação do grau de adesão aos elementos de marca. Ressalta-se ainda, que se trata de pesquisa qualitativa que resulta da evolução de um projeto de doutoramento em ciências da comunicação. Consideramos que o modelo de interpretação de marcas pode ser útil na tomada de decisões sobre o uso de um determinado elemento na composição das marcas. Portanto, destacamos que este modelo de investigação apresenta uma contribuição inovadora para o desenvolvimento das pesquisas no campo da comunicação de marcas organizacionais.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54052
ISSN2182-4037
Versão da editorahttp://www.revistacomunicando.sopcom.pt/edicao/62
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
20141219-modelo_de_interpretao_de_marcas._imagens_e_percepes_.pdf273,72 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID