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TítuloSomewhere - fotografias como pinturas sobre telas. A declinação da melancolia
Outro(s) título(s)Somewhere - photographs as painting on canvas. Melancholy's declination
Autor(es)Martins, Moisés de Lemos
Palavras-chavePintomeira
Fotografia
Pintura
Cultura de massas
Cultura visual
Cultura digital
Imaginário tecnológico
Imaginário melancólico
Técnica e estética
Hibridez
Photography
Painting
Mass culture
Visual culture
Digital culture
Technological imaginary
Melancolic imaginary
Tecnique and aesthetics
Hybridity
Data2016
EditoraCâmara Municipal de Viana do Castelo
CitaçãoMartins, M. L. (2016). Somewhere. Fotografias como pinturas sobre telas - a declinação da melancolia / Somewhere. Photographs as painting on canvas - melancholy's declination. In Pintomeira (Fotografia / Photography, 2013-2016, pp. 436-455), Viana do Castelo, Edição da Câmara Municipal.
Resumo(s)Somewhere é um álbum de fotografias sobre objetos, um álbum que nos dá a ver composições de objetos, dispostos ordenadamente numa placa de PVC, pela mão de um pintor. Trata-se de composições conceptuais, com uma figura de mulher, erotizada, de um modo geral, nus os pés, pernas, braços e ombros, uma figura de longos cabelos, cintilantes. Nesta tópica de ligações, encenada por Pintomeira, a figura feminina é revisitada obsessivamente, pelo que vamos encontrá-la, umas vezes como única personagem a ocupar a tela, outras em ligação com mais objetos - a erótica, sabemo-lo desde o Banquete de Platão, é a arte das ligações. Mas é absoluta a ausência de um outro, que possibilite a relação, a eventualidade do encontro e de um caminho para diante. Nesse corpo erotizado, não existe, com efeito, a possibilidade de um caminho de futuro. Não existe nunca, nestas imagens de mulher, a figuração dessa promessa. A figura feminina é um mero objeto de fruição sensual e estética, pronto a ser consumido, e logo para ali deixado ao abandono, ou então, jogado fora, uma vez consumada a sua função de objeto consumível. As legendas de várias fotografias, por exemplo, "go for it", "no way" e "going nowhere", não assinalam mais nada: uma vez consumido, o objeto de fruição sensual e estética encerra a sua função narrativa.
TipoCapítulo de livro
DescriçãoCapítulo bilingue, em português e inglês.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54372
ISBN978-972-588-255-9
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
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