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https://hdl.handle.net/1822/54372
Título: | Somewhere - fotografias como pinturas sobre telas. A declinação da melancolia |
Outro(s) título(s): | Somewhere - photographs as painting on canvas. Melancholy's declination |
Autor(es): | Martins, Moisés de Lemos |
Palavras-chave: | Pintomeira Fotografia Pintura Cultura de massas Cultura visual Cultura digital Imaginário tecnológico Imaginário melancólico Técnica e estética Hibridez Photography Painting Mass culture Visual culture Digital culture Technological imaginary Melancolic imaginary Tecnique and aesthetics Hybridity |
Data: | 2016 |
Editora: | Câmara Municipal de Viana do Castelo |
Citação: | Martins, M. L. (2016). Somewhere. Fotografias como pinturas sobre telas - a declinação da melancolia / Somewhere. Photographs as painting on canvas - melancholy's declination. In Pintomeira (Fotografia / Photography, 2013-2016, pp. 436-455), Viana do Castelo, Edição da Câmara Municipal. |
Resumo(s): | Somewhere é um álbum de fotografias sobre objetos, um álbum que nos dá a ver composições de objetos, dispostos ordenadamente numa placa de PVC, pela mão de um pintor. Trata-se de composições conceptuais, com uma figura de mulher, erotizada, de um modo geral, nus os pés, pernas, braços e ombros, uma figura de longos cabelos, cintilantes. Nesta tópica de ligações, encenada por Pintomeira, a figura feminina é revisitada obsessivamente, pelo que vamos encontrá-la, umas vezes como única personagem a ocupar a tela, outras em ligação com mais objetos - a erótica, sabemo-lo desde o Banquete de Platão, é a arte das ligações. Mas é absoluta a ausência de um outro, que possibilite a relação, a eventualidade do encontro e de um caminho para diante. Nesse corpo erotizado, não existe, com efeito, a possibilidade de um caminho de futuro. Não existe nunca, nestas imagens de mulher, a figuração dessa promessa. A figura feminina é um mero objeto de fruição sensual e estética, pronto a ser consumido, e logo para ali deixado ao abandono, ou então, jogado fora, uma vez consumada a sua função de objeto consumível. As legendas de várias fotografias, por exemplo, "go for it", "no way" e "going nowhere", não assinalam mais nada: uma vez consumido, o objeto de fruição sensual e estética encerra a sua função narrativa. |
Tipo: | Capítulo de livro |
Descrição: | Capítulo bilingue, em português e inglês. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54372 |
ISBN: | 978-972-588-255-9 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016_Martins_fotografia.pdf | 13,2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |