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https://hdl.handle.net/1822/54762
Título: | Mediação como estratégia de educação para a cidadania |
Outro(s) título(s): | Mediation as a strategy for citizenship education |
Autor(es): | Souto, Ana Cristina Fernandes |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo |
Palavras-chave: | Mediação transformadora Desenvolvimento pessoal e social Cidadania Jogos Crianças Transforming mediation Personal and social development Citizenship Play Children |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Numa sociedade cada vez mais competitiva e exigente é importante incutir às crianças certos valores e características
que as ajudem a conviver numa comunidade cada vez mais imprevisível, ainda mais quando se trata de crianças com algum tipo
de carência de formação cívica e instabilidade emocional ou social. Como tal, é fundamental que as pessoas que convivam com
estas crianças apostem numa formação que se foque no seu desenvolvimento pessoal e social.
No presente relatório de estágio descrevem-se e analisam-se as atividades de um estágio desenvolvido numa IPSS do
concelho de Braga. O trabalho foi realizado com o objetivo de promover nas crianças valores de cidadania, através de jogos lúdicos
dinamizados em contexto escolar (recreio). Neste sentido, através da mediação pretendia-se que as crianças desenvolvessem
competências de cidadania, tais como o trabalho em equipa, a cooperação e a interajuda, o respeito pelos outros, mantendo relações
interpessoais estáveis e saudáveis.
Através do método do registo de observação naturalista, análise documental e entrevistas, foi desenvolvida uma
intervenção com oito atividades baseadas em jogos populares, algumas já conhecidas, como é o caso do “Jogo dos Ovos”, do “Jogo
do Lenço”, do “Jogo dos Sacos” e outros. Os resultados indiciam evolução das crianças ao longo do projeto de intervenção,
nomeadamente a nível das relações interpessoais e das competências intergrupais, como é o caso do trabalho em equipa e do
respeito pelos outros. Para além disto, este trabalho foi também essencial no sentido de mostrar às crianças o valor e a importância
da escola. As brincadeiras (jogos lúdicos) são muitas vezes a motivação que falta para estas gostarem da escola e estarem recetivas
a conhecer e a aprender coisas novas.
Numa sociedade em constante mudança é essencial que as crianças desenvolvam continuamente competências e
atitudes, pois a aprendizagem também é sinónimo de adaptação, pois é através dela que as pessoas dão resposta aos seus
problemas e superam os desafios que surgem ao longo do seu percurso de vida. Em conclusão, posso acrescentar que estas
atividades permitiram às crianças um leque diversificado de competências e aprendizagens essenciais para a vida, o que lhes
permitirá mais tarde lidar com mais confiança e consciência na sociedade. In an increasingly competitive and demanding society it is important to instill in children certain values and characteristics that help them to live in an increasingly unpredictable community, especially when it comes to children with some form of lack of civic training and emotional or social instability. As such, it is essential that people who live with these children engage in a training that focuses on their personal and social development. This internship report describes and analyzes the activities of a stage developed in an IPSS of Braga. The work was carried out with the aim of promoting children's values of citizenship, through playful games dynamized in a school context (playground). In this sense, through mediation, children were expected to develop citizenship skills, such as teamwork, cooperation and interaction, respect for others, and maintaining stable and healthy interpersonal relationships. In this sense, through the method of recording naturalistic observation, documentary analysis and interviews, an intervention was developed with eight activities based on popular games, some already known, such as the "Game of Eggs", "Game of the Scarf" , the "Game of Bags" and others. The results indicate the evolution of the children throughout the intervention project, namely interpersonal relations and intergroup skills, such as teamwork and respect for others. In addition, this work was also essential in showing children the value and importance of the school. Play (playful games) are often the motivation that is missing for these to enjoy the school and to be receptive to knowing and learning new things. In an ever-changing society, it is essential for children to continuously develop skills and attitudes, as learning is also synonymous with adaptation because it is through learning that people respond to their problems and overcome the challenges that arise during their life course . In conclusion, I can add that these activities have allowed children a diverse range of life skills and learning, which will allow them to live more confidently and consciously in society. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54762 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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