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https://hdl.handle.net/1822/54765
Título: | (Re)aprender a aprender através da participação ativa: novos caminhos para a educação permanente e ao longo da vida num Centro Sénior |
Outro(s) título(s): | (Re)Learn to learn through active participation: new paths for permanent education and lifelong learning in a Senior Center |
Autor(es): | Freitas, Marco António Gomes de |
Orientador(es): | Oliveira, Clara Costa |
Palavras-chave: | Educação permanente Educação ao longo da vida Participação ativa Envelhecimento ativo Intervenção comunitária Ciência Permanent education Lifelong education Active participation Active aging Community intervention Science |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O envelhecimento da população portuguesa, europeia e mundial constitui-se como um desafio
para todos os países no sentido de criarem os espaços físicos e infraestruturas necessárias para
responder às necessidades da população idosa. Posteriormente é necessário que nestes espaços
se criem condições para que os idosos possam manter e desenvolver as suas capacidades, sentirse
incluídos e ativos na comunidade e sentirem que os seus contributos são estimados e
valorizados. Nessa perspetiva, o projeto “(Re)Aprender a aprender através da participação ativa:
novos caminhos para uma educação permanente e ao longo da vida”, desenvolvido num Centro
Sénior da região do Vale do Ave, no norte de Portugal teve como finalidade a promoção da
participação ativa e da educação permanente junto da população idosa, promovendo o seu
desenvolvimento integral, o interesse pela ciência, pelo envolvimento com a realidade, pela história
e pelo respeito. Deste modo foram realizadas muitas atividades no sentido de se criarem novos
caminhos e condições para que os idosos voltassem a ter a oportunidade de voltar a aprender,
participar e envelhecer de forma mais ativa tais como as atividades de ciência do dia-a-dia, com a
preciosa colaboração do STOL (Science Through Our Lives), que em conjunto com todas as
atividades criadas, produziram resultados visíveis como novas dinâmicas de participação e
inclusão dos utentes, que possibilitaram múltiplas aprendizagens e amplo desenvolvimento dos
idosos. The aging of the Portuguese, European and global population represents a challenge for all countries to create the physical spaces and infrastructure necessary to respond to the needs of the elderly population. Subsequently, it is necessary that these spaces create the conditions for the elderly to maintain and develop their capacities, to feel included and active in the community and to feel that their contributions are valued. In this perspective, the project "(Re) Learning to learn through active participation: new paths to lifelong education" developed in a Senior Center in the Vale do Ave region in the north of Portugal had the purpose of promoting active participation and permanent education among the elderly population, promoting their integral development, interest in science, involvement with reality, history and respect. In this way, many activities were carried out to create new paths and conditions for the elderly to have the opportunity to return to learning, to participate and to grow more actively, such as “everyday science” activities, with the valuable collaboration of STOL (Science Through Our Lives), which together with all the activities created, produced visible results as new dynamics of participation and inclusion of the elderly, which allowed them multiple learning and broad development. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54765 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Marco Antonio Gomes de Freitas.pdf | Relatório de Estágio | 3,95 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |