Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55803
Título: | Tempo curricular e práticas docentes na educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Sérgio, Maria Cândida |
Orientador(es): | Morgado, José Carlos |
Palavras-chave: | Tempo curricular Política curricular Currículo Prática docente Educação de Jovens e Adultos Curricular time curriculum policy curriculum teaching practice youth and adult education |
Data: | 9-Mar-2018 |
Resumo(s): | No atual cenário de mudanças em que vivemos, as conceções sobre política curricular têm sido foco
de debates pelas suas influências na educação e no currículo concretizado pelos professores nas
escolas. Neste sentido, reconhecemos o relevante papel do professor na (re)organização do currículo,
concretizado nas suas práticas no quotidiano do espaço e do tempo da sala de aula. No entanto,
compreendemos que ao se tratar da organização do currículo para a Educação de Jovens e Adultos no
Ensino Médio, os estudos ainda são poucos e revelam que a EJA, no âmbito da política educativa,
ainda se encontra numa situação de desfavorecimento enquanto Educação Básica. Neste estudo, o
principal objetivo foi compreender as influências da política curricular na organização do tempo
curricular e nas práticas docentes dos professores da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio.
Para o desenvolvimento do nosso estudo, recorremos ao paradigma qualitativo de natureza
interpretativo, tendo como contexto de análise empírica a sala de aula do módulo II A e do módulo III B
da EJA no Ensino Médio em uma escola da rede pública estadual da cidade do
Recife/Pernambuco/Brasil. Como metodologia de recolha de dados, optámos pela entrevista em Focus
Groups, pela entrevista individual, pela observação não participante de aulas e pela análise
documental. Através da técnica de análise de conteúdo interpretamos os discursos dos estudantes, dos
professores e das gestoras a respeito de suas conceções, perceções e vivências na organização do
tempo curricular, do currículo e das práticas docentes. Os resultados revelaram que: (i) o tempo
curricular é um elemento estruturador e orientador da organização das práticas docentes e das práticas
gestoras, bem como um elemento fundamental no processo de formação dos estudantes da EJA no
Ensino Médio; (ii) a política curricular exerce suas influências na organização do tempo curricular e do
currículo através dos documentos normativos, orientadores e prescritivos do currículo; (III) o currículo
reorganizado e remodelado pelos professores torna-se um currículo crítico, participativo e flexível, mais
configurado como proposta para a EJA; (iv) a organização da prática docente pelos professores
contempla conhecimentos e saberes que contribuem para a formação dos estudantes; (v) os
documentos curriculares normativos e prescritivos são vistos e concebidos como documentos
orientadores da organização do tempo, do currículo, da prática docente e da prática gestora. In the present scenario of changes in which we live, conceptions about curricular policy have been the focus of debates due to its influence on education and in the curriculum implemented by teachers at schools. In this sense, we recognize the relevant role of the teacher in the (re) organization of the curriculum, materialized in their practices in the everyday space, and time of the classroom. However, we understand that when we organize the curriculum for Youth and Adult Education (YEA), in High School, studies are still few and they show that YAE, in the scope of educative policy, it is still in a situation of disadvantage while Basic Education. In this study, the main objective was to understand the influence of curricular policy in the organization of curricular time and in the teaching practices of teachers of Youth and Adult Education in High School. For the development of our study it was used the qualitative paradigm of interpretative nature and as context of empirical analysis the classroom of module II A and module III B of YEA in High School at a school of the state public network of Recife City/Pernambuco Brazil. As data collection methodology we chose interview in Focus Groups, individual interview, non-participant observation of classes and finally documentary analysis. Through the technique of content analysis we interpret the discourses of students, teachers and managers, about to their conceptions, perceptions and experiences in the organization of curricular time, the curriculum and teaching practices. The results revealed that: (i) curricular time is a structuring and guiding element of the organization of teaching practices and management practices, as well as a fundamental element in the development training process of YAE students in high school; (ii) curricular policy influences in the organization of curricular time and curriculum through the normative, guiding and prescriptive documents of the curriculum; (III) the curriculum reorganized and remodeled by teachers becomes a critical, participative and flexible curriculum, more configured as a proposal for YEA; (iv) the organization of teaching practice by teachers includes knowledge and know-how that contribute to the training of students; (v) the normative and prescriptive curricular documents are seen and conceived as guiding documents of the organization of time, the curriculum, the teaching practice and management practice. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Desenvolvimento Curricular) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55803 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Candida Sergio.pdf | 3,95 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |