Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57444

TítuloA prática de excertos orquestrais como contributo para o desenvolvimento da leitura à primeira vista na aprendizagem de violino no Ensino Especializado da Música
Outro(s) título(s)The practice of orchestral excerpts in Specialized Music Teaching as a contribution to the development of sight reading in violin learning
Autor(es)Barros, Mariana Vidal
Orientador(es)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Palavras-chaveViolino
Aulas de violino
Excertos orquestrais
Leitura à primeira vista
Ensino especializado da música
Violin
Violin lessons
Orchestral excerpts
Sight reading
Specialized music teaching
Data2017
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Realizou-se no ano letivo 2016-2017 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, nos grupos disciplinares M24 – Instrumento, Violino; e M32 – Conjunto Instrumental. O Projeto em que se fundamentou a Intervenção Pedagógica foi implementado em alunos de diferentes graus de ensino do Sistema Educativo Português: três alunos do 1º ao 3º ciclo do Ensino Básico e dois do Ensino Secundário. Foram efetuados testes de leitura à primeira vista (inicial e final) no âmbito deste trabalho, cujos resultados foram comparados aos de outro grupo de cinco alunos (grupo de controlo) para efeitos de validação da metodologia. O objetivo principal do Projeto foi abordar a prática de excertos orquestrais nas aulas de violino, e com ela desenvolver a leitura à primeira vista. Pretendeu-se trazer o trabalho de excertos orquestrais para as práticas pedagógicas de sala de aula, dedicando uma pequena parte da aula a esse propósito, o que demonstrou trazer benefícios para o desenvolvimento da leitura à primeira vista, bem como de outras competências do aluno, aumentando o espetro de repertório conhecido e levando a uma maior experiência e amadurecimento musical. Foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados: desde entrevistas aos alunos, gravações, entrevistas ao professor cooperante e a especialistas na área. Também se averiguou o interesse dos professores de violino em aplicar esta prática nas suas aulas. Através dos resultados obtidos, foi possível observar que o Projeto contribuiu para um desenvolvimento importante do nível de leitura à primeira vista destes alunos e para uma melhor compreensão e exploração de excertos do repertório sinfónico orquestral, bem como para uma consciencialização da pertinência da introdução deste tipo de trabalho nas aulas de violino.
The current internship report concludes the module of Supervised Practice of Teaching1 – a professional internship that belongs to the Masters’ program of the course Music Education2 from the University of Minho. This internship took place during the academic year 2016-2017 in the Conservatory of Music Calouste Gulbenkian of Braga, in the disciplinary groups M24 – Instrument, Violin; and M32 – Instrumental Ensemble. The Project on which the Pedagogical Intervention was based, was realised with pupils of different stages of the Portuguese Educational System: Three pupils from “1° ciclo”3 until “3° ciclo” and two from upper school. Tests of sight reading (initial and final) were made, and the results compared with those from another group of five pupils (control group) for methodology evaluation purposes. The main task of the Project was to approach the practice of orchestral excerpts in violin lessons, and with it to develop sight reading to bring the work of orchestral excerpts to the classroom, as a pedagogical practice. This has shown valuable benefits to the development of sight reading as well to other skills, increasing the range of known repertoire and maturity leading to greater musical experience. Various data collection tools were used, such as interviews with students, recordings, interviews with the cooperating teacher and also with experts in the field. The interest of violin teachers in applying this practice in their classes was also investigated. Through the results obtained it was possible to observe that the Project contributed to an important development of sight reading skills of these students and to a better understanding and exploration of excerpts from the orchestral symphonic repertoire, as well as to an awareness of the pertinence of the introduction of this type of work in violin lessons.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57444
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio Mariana Barros.pdf5,47 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID