Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58625

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoutinho, Florbelapor
dc.contributor.authorMamede, Emapor
dc.date.accessioned2019-01-28T10:35:06Z-
dc.date.available2019-01-28T10:35:06Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUTINHO, Florbela and MAMEDE, Ema. Kindergarten Children Solving Additive Problems: Which Strategies?. Bolema [online]. 2018, vol.32, n.62, pp.887-906por
dc.identifier.issn1980-4415-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58625-
dc.description.abstractOs estudos desenvolvidos em diferentes contextos ressaltam a capacidade que as crianças têm de resolver corretamente problemas de adição e subtração, antes ainda destas operações lhes serem formalmente ensinadas. O estudo aqui descrito procura perceber como as crianças dos 4 aos 6 anos (N=90) entendem os problemas de estrutura aditiva. Para tal, tenta responder às seguintes questões: 1) Que desempenhos apresentam as crianças quando resolvem problemas de estrutura aditiva? 2) Que estratégias usam para resolver os problemas de estrutura aditiva? Adotou-se uma metodologia quantitativa que analisa os desempenhos e as estratégias das crianças quando resolvem 28 problemas de estrutura aditiva, apresentados a partir de entrevistas estruturadas individuais. Os resultados sugerem que as crianças resolvem com facilidade os problemas propostos e utilizam estratégias adequadas para responderem corretamente, chegando mesmo a recorrer a estratégias abstratas como a contagem e os fatos numéricos.por
dc.description.abstractSeveral studies report young children's ability to solve addition and subtraction problems before receiving any formal instruction. This study focuses on how 4-6-year-old children (N=90) understand additive structure problems. It addresses two questions: 1) How do children perform when solving additive structure problems? 2) What strategies do children use when solving additive structure problems? Quantitative methods were used to analyse children's performance and strategies when solving 28 additive structure problems presented to them using individual interviews. Results suggest that children easily solved the given problems using adequate strategies, some could even count and rely on numerical factspor
dc.description.sponsorshipApoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectResolução de Problemaspor
dc.subjectEstrutura Aditivapor
dc.subjectEstratégias de Resoluçãopor
dc.subjectProblem Solvingpor
dc.subjectAdditive Structurepor
dc.subjectSolving Strategiespor
dc.titleCrianças do Pré-Escolar a Resolver Problemas de Estrutura Aditiva: Que estratégias?por
dc.title.alternativeKindergarten Children Solving Additive Problems: Which Strategies?por
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-636X2018000300887&lng=en&nrm=iso&tlng=enpor
oaire.citationStartPage887por
oaire.citationEndPage906por
oaire.citationIssue62por
oaire.citationVolume32por
dc.identifier.doi10.1590/1980-4415v32n62a07por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalBolema: Boletim de Educação Matemáticapor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Soutinho & Mamede BOLEMA.pdf935,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID