Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58639
Título: | Interesses, necessidades e concepções de adolescentes que vivem em instituições de acolhimento no domínio da educação para a sexualidade |
Autor(es): | Anastácio, Zélia |
Palavras-chave: | Adolescentes Interesses de Sexualidade Educação Sexual |
Data: | Jul-2018 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citação: | Anastácio, Z. (2018). Interesses, necessidades e conceções de adolescentes que vivem em instituições de acolhimento no domínio da educação para a sexualidade. (Resumo). In G. S. Carvalho, B. Pereira, R. Rosário, T. Vilaça, & Z. Anastácio (Eds.) 5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde - Programa e Resumos. Braga: CIEC, p. 52. (ISBN: 978-972-8952-50-1) (eBook) |
Resumo(s): | Para diagnosticar interesses, necessidades e conceções sobre sexualidade de adolescentes a viverem em instituições de acolhimento realizou-se um estudo transversal de metodologia quantitativa. Um questionário foi efetuado e validado. Associaram-se variáveis independentes (sexo, idade, nível escolar, tempo em instituições) com as seguintes variáveis dependentes: fontes de informação sobre ES; perceções sobre o papel da ES no desenvolvimento de crianças e adolescentes; responsável por ES; tópicos de sexualidade sobre o qual os adolescentes gostariam de aprender mais. A amostra de conveniência, incluiu adolescentes 114 adolescentes com idades entre 11 e 21 anos (68 meninas; 46 meninos), tendo 60,5% mais de dois anos de institucionalização. Procedeu-se a análise estatística descritiva e inferencial dos dados recolhidos. Os resultados mostraram que os adolescentes querem aprender mais sobre amor, amizade e relacionamentos românticos; adolescência; diversidade, tolerância, orientação sexual e respeito, doenças sexualmente transmissíveis e infeções. Consideram como principal papel da ES ajudá-los a respeitar as diferentes orientações sexuais, a entender a expressão da sexualidade ao longo da vida, a promover a igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres. As suas principais fontes de informação são amigos, internet e familiares com idade próxima. Como responsáveis pela sua ES consideram médico, enfermeira e mãe. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58639 |
e-ISBN: | 978-972-8952-50-1 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Resumoebook_5CIS_Zelia_p52.pdf | 104,08 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons