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dc.contributor.advisorPortela, Pedropor
dc.contributor.authorPereira, João Paulo Dinispor
dc.date.accessioned2019-01-28T15:15:29Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58648-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)por
dc.description.abstractOs novos média, nomeadamente as redes sociais, resultado do advento e evolução da web 2.0, são hoje um local de autopromoção e de disseminação de anúncios e conceitos publicitários. Nesta medida, servindo como ferramenta para quem cria e para quem se quer prevenir, é importante perceber a forma como o(a) espectador(a) direciona a sua atenção quando assiste a mensagens difundidas no formato vídeo e o impacto que os elementos de motion graphics podem ter nessa direção. Durante a realização do estágio na LK Comunicação, esta relação revelou-se como uma problemática constante, principalmente em termos práticos. Foram pedidas, inclusivamente, alterações a elementos de motion graphics por darem a sensação de estarem a desviar a atenção de outros elementos importantes para a narrativa do vídeo. Assim, neste relatório, tentou-se explorar esta relação e retirar algumas ilações a partir de um vídeo sobre tetos radiantes para a Giacomini Portugal. Os indícios levantados apontam no sentido de que os elementos de motion graphics estimulam a atenção visual dos espectadores, direcionando-a para si.por
dc.description.abstractThe new media, specifically the social networks – a result of the evolution of the Web 2.0 – are today a place for self-promotion and dissemination of ads and advertising concepts. Therefore, it’s important to understand how the viewer directs his/her attention when receiving messages spread in videos and the impact the motion graphics elements can have in that change of direction. This is significant to those who want to create content and to those who want to prevent themselves. During the internship in LK Comunicação, this relation between motion design and visual attention became a constant concern, mainly in practical terms. Some motion elements had to be changed, because they were distracting the attention of other important elements to the video’s narrative. So, in this report, we will try to explore this relation and take some conclusions from a video of radiant ceilings to Giacomini Portugal. The main reflections of this study point that motion graphics stimulate de visual attention of the spectators towards its elements.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectMotion graphicspor
dc.subjectMotion designpor
dc.subjectAtenção visualpor
dc.subjectAtenção visual abertapor
dc.subjectAtenção visual encobertapor
dc.subjectBottom-uppor
dc.subjectTop-downpor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectVisual attentionpor
dc.subjectCovert visual attentionpor
dc.subjectOvert visual attentionpor
dc.subjectSocial networkspor
dc.titleA relação entre motion graphics e atenção visual em vídeo: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe relation between motion graphics and visual attention in video: a case studypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202153150por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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