Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58673
Título: | Gramática para todos: a abordagem comunicativa da competência gramatical no âmbito do ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira |
Outro(s) título(s): | Grammar for all: the communicative approach of grammatical competence in the teaching - learning of Spanish as a foreign language |
Autor(es): | Dias, Elsa Liliana Sousa |
Orientador(es): | Dono López, Pedro |
Palavras-chave: | Gramática Competência gramatical Abordagem comunicativa Grammar Grammatical competence Communicative approach |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio, enquadrado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado
em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos
Ensinos Básico e Secundário, tem como objetivo descrever e refletir sobre as diferentes etapas da
elaboração e implementação do meu projeto de investigação-ação, relativo à abordagem
comunicativa da competência gramatical no processo de ensino/aprendizagem do espanhol como
língua estrangeira, no contexto específico de uma turma de 9ºano.
Numa primeira fase, far-se-á o enquadramento teórico do tema deste trabalho,
apresentando as diferentes metodologias de aprendizagem e ensino das línguas estrangeiras ao
longo da história, dando particular relevo à abordagem comunicativa e ao papel que a gramática
foi ocupando nas diferentes correntes metodológicas. Em seguida, procederei à contextualização
da minha intervenção, expondo os elementos que estão na base do meu projeto de intervenção,
nomeadamente a caracterização da escola e da turma e os documentos orientadores do processo
de ensino/aprendizagem da língua espanhola. Por fim, apresentarei o meu plano de intervenção
pedagógica supervisionada, destacando os objetivos inicialmente traçados, as estratégias e
atividades desenvolvidas e os instrumentos de investigação utilizados.
Numa segunda fase, descreverei a minha intervenção pedagógica, destacando as
atividades diretamente relacionadas com o tema do meu trabalho. O objetivo deste trabalho
consistiu em verificar até que ponto se desenvolve o domínio da competência gramatical no âmbito
do ensino/aprendizagem do espanhol, à luz das mais recentes tendências metodológicas. Para
tal, foi posta em prática a abordagem comunicativa da gramática na aprendizagem do espanhol
como língua estrangeira. The present internship report, within the scope of the Professional Internship of the Master's Degree in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education and of Spanish in Basic and Secondary Education, aims to describe and reflect on the different stages of the elaboration and implementation of my action research project on the communicative approach of grammatical competence in the teaching / learning process of Spanish as a foreign language in the specific context of a 9th grade class. In a first phase, the theoretical framework of the theme of this work will be presented, presenting the different methodologies of learning and teaching of foreign languages throughout history, with particular emphasis on the communicative approach and the role that grammar has been occupying in the different currents methods. Then, I will contextualize my intervention, exposing the elements that are the basis of my intervention project, namely the characterization of the school and the class and the guiding documents of the teaching / learning process of the Spanish language. Finally, I will present my supervised pedagogical intervention plan, highlighting the objectives initially set, the strategies and activities developed and the research instruments used. In the second phase, I will describe my pedagogical intervention, highlighting the activities directly related to the theme of my work. The objective of this work was to verify the extent to which the domain of grammar competence in the field of teaching / learning of Spanish is developed, in the light of the most recent methodological tendencies. For this, the communicative approach of grammar in the learning of Spanish as a foreign language was put into practice. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58673 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elsa Liliana Sousa Dias.pdf | 3,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |