Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60287
Título: | ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção |
Outro(s) título(s): | ‘Footprints in the sand’ of teachers ‘dream hunters’: two professional identities in (de) construction |
Autor(es): | Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Miranda, Carla Patrícia Queirós Correia, Marta Alexandra da Silva |
Palavras-chave: | Identidade profissional Desenvolvimento profissional Estágio supervisionado Formação de professores Narrativa autobiográfica |
Data: | 2019 |
Editora: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Revista: | Pro-Posições |
Citação: | Carvalho, M.L.D., Miranda, C.P.Q. & Correia, M.A.S. (2019). ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção. Revista Pro-Posições, Campinas, SP, v.30, e20170051 |
Resumo(s): | O texto trata de um processo investigativo de formação profissional concretizada na análise e na reflexão de uma abordagem (auto)biográfica, com duas estudantes, futuras professoras, estabelecendo-se um possível diálogo entre as narrativas elaboradas durante a Prática de Ensino Supervisionada do último semestre do curso de formação. Detalham-se e refletem-se o ser professor como caçador de sonhos em busca das melhores práticas (Marcelo, 2009b; Vaillant & Marcelo, 2015), algumas das pegadas na areia inscritas ao longo da formação inicial (Flores, 2012, 2015) e os trânsitos relacionais da e na docência, que constituem um dos fortes alicerces na formação e no desenvolvimento profissional (Day, 2001; Freitas & Galvão, 2007). Metodologicamente, o estudo assenta no paradigma qualitativo (Bogdan & Biklen, 1994), cujo objetivo principal se focaliza em compreender como é percebida a construção da identidade profissional ao longo da formação inicial de professores, tomando como referência de análise de conteúdo (Bardin, 2009) as narrativas das participantes. The text deals with an investigative process of professional formation concretized in the analysis and reflection of an autobiographical approach, with two students, future teachers, establishing a possible dialogue between the narratives elaborated in the Teaching Pratice of the last semester of the training course. We detail and reflect the be a teacher while a hunter of dreams in the search for best practices, some of the footprints in the sand during the initial training and the relational transits of and in teaching that constitute one of the strong foundations in the formation and professional development. The study is based on the qualitative research paradigm (Bogdan & Biklen, 1994), which allowed a deeper understanding of the formative experiences reported in the first person by the two students in their final reports. In this way, we try to understand how the construction of the professional identity is perceived throughout the initial formation of teachers, taking as reference the narratives of the participants. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60287 |
DOI: | 10.1590/1980-6248-2017-0051 |
e-ISSN: | 1980-6248 |
Versão da editora: | http://www.scielo.br/pdf/pp/v30/0103-7307-pp-30-e20170051.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’.pdf | Versão Português | 745,71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
2019_‘Footprints in the sand’ of teachers ‘dream hunters’.pdf | Versão Inglês | 754,28 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons