Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61094
Título: | Institucionalização de crianças e jovens na Região Autónoma da Madeira (RAM): um estudo de caso na Fundação Cecília Zino |
Outro(s) título(s): | Institutionalization of children and young people in the Autonomous Region of Madeira (RAM): a case study at the Cecília Zino Foundation |
Autor(es): | Dionísio, Carlota Patrícia Abreu |
Orientador(es): | Pereira, Orlando P. |
Palavras-chave: | Economia social IPSS Respostas sociais Acolhimento residencial Social economy Social responses Residential reception |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A Economia Social é, cada vez mais, uma força social e económica a ter em conta. Esta é constituída
por instituições sem fins lucrativos que prestam apoio ao nível social, nas mais variadas áreas, à
população de onde se destacam as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). O presente
trabalho descreve o estágio realizado na IPSS Fundação Cecília Zino, instituição madeirense de
acolhimento de crianças provenientes de famílias destruturadas. Pretendeu-se assim conhecer a
realidade das casas de acolhimento residencial. Para tal recorreu-se a uma metodologia mista de
investigação, em que os dados quantitativos forneceram o conhecimento fundamental para aprofundar
esta realidade e a análise qualitativa permitiu aceder às perceções dos atores sociais que integram este
sistema. Para tal realizou-se entrevistas e questionários a pessoas diretamente relacionadas com a
Fundação Cecília Zino. Os resultados revelaram insatisfação com a gestão de topo, mas satisfação com
a gestão intermédia, revelando assim mais proximidade destes últimos para com os restantes
trabalhadores. A satisfação com a organização revelou-se positiva ao nível da sua imagem, desempenho
global, papel da organização da sociedade, relacionamento com os cidadãos e sociedade e gestão de
conflitos de interesses, com resultados negativos ao nível do envolvimento dos colaboradores na missão,
processos de tomada de decisão, atividades de melhoria e mecanismos de consulta e diálogo entre
colaboradores e gestores. De um modo geral os colaboradores mostraram-se satisfeitos com as
condições de trabalho, exceto no que se refere à igualdade de oportunidades no acesso a novas
competências profissionais, processos de promoção e igualdade de tratamento na organização. Já os
níveis de motivação foram, de um modo geral, medianos. Por fim, os colaboradores sentem-se satisfeitos
com as condições de higiene e com os equipamentos de comunicação da IPSS, mas insatisfeitos com
os serviços de refeitório e bar, assim como os serviços sociais e equipamentos informáticos e software. Social Economy is, increasingly, a social and economic force to be considered. This is made up of nonprofit institutions that provide support to the social level, in the most varied areas, to the population where the Private Social Solidarity Institutions (IPSS) stand out. This paper describes the IPSS Foundation stage at the Fundação Cecília Zino, a Madeiran institution for the reception of children coming from families. The intention was to know the reality of residential homes. To this end, a mixed research methodology was used, in which the quantitative data provided the fundamental knowledge to deepen this reality and the qualitative analysis allowed access to the perceptions of the social actors that integrate this system. For this purpose, interviews and questionnaires were conducted to people directly related to the Cecília Zino Foundation. The results revealed dissatisfaction with the top management, but satisfaction with the intermediate management, thus revealing more proximity of the latter to the other workers. Satisfaction with the organization was positive in terms of its image, overall performance, role of the organization of society, relationship with citizens and society and management of conflicts of interest, with negative results in terms of employee involvement in the mission, processes decision-making, improvement activities and mechanisms for consultation and dialogue between employees and managers. In general, employees have been satisfied with working conditions, except for equal opportunities in access to new professional skills, promotion processes and equal treatment in the organization. Already, the levels of motivation were, in general, medium. Finally, employees are satisfied with the hygiene conditions and communication equipment of the IPSS, but dissatisfied with the services of cafeteria and bar, as well as social services and computer equipment and software. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Economia Social |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61094 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carlota+Patri_cia+Abreu+Dioni_sio.pdf | 3,44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons