Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63356
Título: | Para uma reconceptualização do processo de alfabetização. Desafios colocados pela comunicação digital |
Outro(s) título(s): | Reconceptualizing initial literacy learning. Challenges in the era of digital communication |
Autor(es): | Pereira, Íris Susana |
Palavras-chave: | Alfabetização Multiliteracias Multimodalidade Prática socialmente situada Fundos de saber Initial literacy learning Multiliteracies Multimodality Situated practice Funds of knowledge |
Data: | 2018 |
Editora: | Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf) |
Revista: | Revista Brasileira de Alfabetização |
Resumo(s): | O artigo discute desafos colocados ao processo de alfabetização no
contexto da comunicação digital. Apresentam-se e discutem-se dados
recentes sobre o uso de tecnologias digitais por crianças pequenas e
introduz-se o quadro teórico das multiliteracias (NEW LONDON GROUP,
1996), que sustenta a ideia central apresentada neste artigo. Defende-se
uma reconceptualização do processo de alfabetização para a era digital,
identifcando os modos semióticos como conteúdos de aprendizagem e
destacando a prática situada na cultura digital das crianças e nos seus
fundos de saber (MOLL et al., 1992) como pilares do processo pedagógico.
O artigo conclui sugerindo a necessidade de uma redesignação que dê
conta do novo paradigma pedagógico de alfabetização que parece estar a
emergir no século XXI The article discusses key challenges brought about to early literacy education by digital communication. Recent data on the use of digital technologies by young children are presented and discussed and the central ideas of the multiliteracies framework (NEW LONDON GROUP, 1996) are introduced in order to sustain the central idea defended in this article. I argue for the need to reconceptualize early literacy education in the digital age, identifying semiotic modes as learning contents and highlighting the need for a pedagogical practice that situates such learning in children’s digital culture and funds of knowledge (MOLL et al., 1992). The article concludes by suggesting the need to rename the pedagogical paradigm of early literacy education that seems to be emerging in the 21st century |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63356 |
ISSN: | 2446-8584 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Revista-ABAlf-Vol-1-n-8-20-COMPLETO-Digital.pdf | 312,75 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |