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https://hdl.handle.net/1822/65227
Título: | Investigação e desenvolvimento de cabos em material polimérico para acionamento de autoclismos |
Autor(es): | Oliveira, Bruno André Martins |
Orientador(es): | Pouzada, A. S. Costa, Andreia |
Palavras-chave: | Conjunto cabo-manga Monofilamento polimérico Força de atrito Cable-sleeve Polymer monofilament Friction force |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | A otimização de artigos técnicos produzidos em grandes séries, designadamente para a redução do
seu custo de produção, é hoje um aspeto prioritário para as empresas. Neste sentido, a empresa
Oliveira & Irmão, S.A pretende a substituição do conjunto cabo-de-aço/manga-polimérica no
mecanismo de acionamento de autoclismos Atlas Cabos, por um monofilamento polimérico com valor
de produção mais baixo.
Neste trabalho estudaram-se vários materiais poliméricos disponíveis no mercado, tanto
monofilamentares como multifilamentares. As possíveis soluções alternativas foram testadas em
situação real de serviço e, também, num equipamento-protótipo de ensaio de conjuntos cabo-manga
desenvolvido no âmbito deste estudo. Foi analisada a variação da força de acionamento do mecanismo
de acionamento de autoclismos em condições de serviço real. O equipamento-protótipo foi usado para
a análise preliminar da variação da força de atrito no acionamento de vários conjuntos cabo-manga.
No equipamento-protótipo verificou-se não existir variação da força de atrito com o aumento do número
de ciclos. Também se obtiveram os melhores resultados (menor força de atrito) com o conjunto cabo
monofilamentar em PEEK, com diâmetro de 0,5 mm e manga em HDPE segmentada
transversalmente, com um espaçamento entre cortes de 20 mm. Este conjunto também teve o melhor
desempenho em condições de serviço reais. The optimization of technical articles produced in large series, namely to reduce their cost of production, is now a priority issue in the industry. In this regard, the company Oliveira & Irmão, S.A aims at replacing the steel cable in the flush mechanism Atlas Cabos, by a lower costing polymeric monofilament. In this study various polymeric materials available in the market, both monofilament and multifilament, were investigated. Possible alternative solutions were tested in service operation conditions and also in a prototype-equipment specially designed for testing cable-sleeve sets. The variation of the activation force of cable-sleeve sets of the flushing mechanism driving force in real operating conditions was analysed. The prototype was used for the preliminary analyses of the variation of the friction force in the operation of the cable-sleeve sets. In the prototype equipment it was found that here is no variation of the friction force with the increasing number of cycles. The best results (lowest frictional force) were achieved with the PEEK cable / HDPE sleeve consisting of a cable of PEEK monofilament with diameter of 0.5 mm and HDPE sleeve transversely segmented with 20 mm spacing between cuts. This set also showed the best in the service operation tests. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia de Polímeros |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/65227 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DEP - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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