Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66034

TítuloPNAIC: perceções de professores e formadores sobre o uso de uma plataforma digital na formação docente
Outro(s) título(s)PNAIC: teachers and educators perceptions of the use of a digital platform on teacher training
Autor(es)Machado, Cristina de Fátima
Orientador(es)Pereira, Iris Susana Pires
Palavras-chaveAmbientes virtuais de aprendizagem
Formação de professores
Perceções
Plataformas digitais
PNAIC
Digital platforms
Perceptions
Teachers’ training
Virtual learning environments
Data2020
Resumo(s)O PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), implementado no Brasil entre 2012 e 2018, constitui-se em mais uma política pública com foco na formação de professores alfabetizadores com o objetivo de assegurar que todas as crianças estivessem alfabetizadas até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental. A realização do PNAIC procurou, assim, reduzir os baixos níveis de proficiência em leitura e escrita apontados pelas avaliações externas, problema educacional que persiste na educação brasileira há décadas. O Pacto implementou suas ações de formação docente através das universidades públicas em parceria com os municípios brasileiros. O Ceale (Centro de alfabetização, leitura e escrita) foi responsável pela implementação do Pacto em 113 municípios no estado de Minas Gerais (MG), tendo o seu Portal digital mediado a realização da formação. Com este estudo procurou-se conhecer o papel do Portal Ceale na construção do conhecimento profissional visado pelo PNAIC. Aplicou-se um questionário aos professores alfabetizadores e coordenador pedagógico (Formandos) e formador e coordenador local (Formadores) do Município de Catas Altas/MG. O questionário incidiu nas percepções dos inquiridos sobre as contribuições dessa formação para a sua formação profissional e prática pedagógica, os desafios enfrentados, a utilização dos recursos digitais disponibilizados no Portal e das Redes Sociais durante a formação, e, por fim, sobre as condições de acessibilidade ao Portal e suas consequências durante esse processo formativo. Os resultados desta investigação mostram o reconhecimento da relevância do Portal Ceale como mediador da construção de conhecimentos profissionais, sobretudo relativos à prática pedagógica, durante a formação desenvolvida pelo Ceale para o PNAIC, muito embora, na percepção destes inquiridos, a utilização dos recursos digitais tenha sido restrita, condicionada e limitada aos materiais específicos da formação empreendida. Apesar das limitações de um estudo como aqui apresentado, os resultados apontam que a utilização de plataformas digitais na formação continuada de professores ainda necessita de investimentos no letramento digital, de forma a instrumentalizar e a familiarizar os professores na utilização das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) no contexto educacional.
PNAIC (National Pact for Literacy at the Right Age), which was implemented in Brazil between 2012 and 2018, is yet another public policy with focus on the training of literacy teachers, whose aim is to make sure that all children were literate up to 8 years of age, at the end of primary school. Thus, the implementation of PNAIC aimed to reduce the low levels of proficiency in reading and writing pointed out by external evaluations, a chronic educational problem that persists in Brazil for decades. The PACT implemented its actions of teacher training through public universities, in partnership with Brazilian municipalities. Ceale (Literacy, Reading and Writing Center) was responsible for the Pact implementation within 113 municipalities in the state of Minas Gerais (MG), and the its digital portal mediated the training. This study sought to understand the role performed by Portal Ceale in the building of the professional knowledge aimed by PNAIC. A questionnaire has been applied to literacy teachers and pedagogical coordinator (In-service Teacher Trainees) and educator and local coordinator (Educators) of Catas Altas Municipality/MG. The questionnaire focused on the perceptions of the respondents on the contributions of this training to their professional formation and pedagogical practice, the challenges they faced, the use of digital resources available on the Portal, the use of Social Networks and the consequences during this training process. The results of this research show the acknowledgement of the relevance of Portal Ceale as the mediator in the building of professional knowledge, especially related to pedagogical practice, during the training developed by Ceale to PNAIC, although in the perception of respondents, the use of digital resources have been restricted, conditioned and limited to the specific materials of the training undertaken. Despite the limitations of a study as the one presented here, the results show that the use of digital platforms on teachers’ continuous training still needs investment in digital literacy, in order to equip and familiarize the teachers on the use of TDIC (Information and Communication Digital Technologies) in the educational context.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66034
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristina de Fátima Machado.pdf4,72 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID