Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68918
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues | por |
dc.contributor.author | Viana, Fernanda Leopoldina | por |
dc.contributor.author | Pocinho, Margarida Maria Ferreira Dias | por |
dc.date.accessioned | 2021-01-05T11:05:40Z | - |
dc.date.available | 2021-01-05T11:05:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-01 | - |
dc.identifier.citation | Ferraz, I., Viana, F. L., & Pocinho, M. (2020). A maturidade para aprender a ler: Contributos para uma reflexão. Calidoscópio, 18(1), 3-19. Doi: 4013/cld2.020.181.01 | por |
dc.identifier.issn | 2177-6202 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/68918 | - |
dc.description.abstract | Neste estudo procura-se identificar o contributo das operações lógicas piagetianas (seriação, classificação e inclusão de classes), da consciência fonológica e do conhecimento das letras para a aprendizagem da leitura. Foi efetuado um estudo longitudinal, do final ano Pré-Escolar ao 2º ano de escolaridade, junto de uma amostra de 116 crianças, distribuídas por dois grupos: as que completavam 6 anos até o dia 15 de setembro do ano de matrícula e as que os completavam após esta data. No que diz respeito ao reconhecimento de palavras, no 1º ano a seriação surge como o melhor preditor, mas, no 2º ano, os melhores preditores foram a consciência fonológica e o conhecimento das letras. No que concerne à compreensão da leitura, a seriação e classificação foram os melhores preditores. Não se registraram diferenças de desempenho em leitura em função da idade, o que não confirma a hipótese de imaturidade avançada por muito professores. | por |
dc.description.abstract | Abstract: This study aims to identify the contribution of Piagetian logic operations (seriation, classification and class inclusion), phonological awareness and knowledge of letters for learning to read. A longitudinal study was carried out, from the final year of Pre-School to the 2nd year of schooling, together with a sample of 116 children, divided into two groups: those who completed 6 years until September 15 of the year of enrollment and the who completed them after that date. In terms of word recognition, in the 1st year, serialization is the best predictor, but in the 2nd year, the best predictors were phonological awareness and knowledge of letters. In reading comprehension seriation and classification were the best predictors. There were no differences in reading performance according to age, which does not confirm the hypothesis of advanced immaturity by many teachers. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Preditores de leitura | por |
dc.subject | Maturidade para aprender a ler | por |
dc.subject | Consciência fonológica | por |
dc.subject | Reading predictors | por |
dc.subject | Maturity to learn to read | por |
dc.subject | Phonological awareness | por |
dc.title | A “maturidade” para aprender a ler: contributos para uma reflexão | por |
dc.title.alternative | The maturity to learn to read: contributions for reflection | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld2.020.181.01 | por |
oaire.citationStartPage | 3 | por |
oaire.citationEndPage | 19 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationVolume | 18 | por |
dc.identifier.doi | 10.4013/cld2.020.181.01 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
sdum.journal | Calidoscópio | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ferraz, Viana & Pocinho 2020 .pdf | 479,62 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons