Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69721
Título: | Cooperação e regulação da aprendizagem numa abordagem CLIL: uma experiência no ensino de inglês no 1º ciclo do ensino básico |
Outro(s) título(s): | Cooperation and regulation of learning within a CLIL approach: an experience in teaching english in the 1st cycle of basic education |
Autor(es): | Silva, Carina Sofia Oliveira da |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | Abordagem CLIL Cooperação Ensino de Inglês a crianças Regulação da aprendizagem CLIL approach Cooperation Self - corregulation learning Teaching english to children |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio insere-se no Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico, da
Universidade do Minho. Visa descrever e avaliar um projeto de investigação-ação intitulado Cooperação e
regulação da aprendizagem numa abordagem CLIL: Uma experiência no ensino de Inglês no 1ªCiclo do
Ensino Básico. O projeto tinha os seguintes objetivos: conhecer as perceções e atitudes iniciais das crianças
relativas à aprendizagem da língua inglesa e à abordagem CLIL; promover competências de aprendizagem
cooperativa no âmbito de atividades de CLIL; promover a competência de aprender a aprender com foco na
auto/corregulação em atividades de CLIL; avaliar o potencial da aprendizagem cooperativa e da
auto/corregulação no desenvolvimento de uma abordagem CLIL.
O projeto foi iniciado numa turma de 3º ano, com continuidade no 4º ano, numa escola do concelho de Vila
Nova de Famalicão, e desenvolveu-se em duas fases: a análise de contexto, que incluiu a recolha de dados
sobre a escola, a turma e as perceções dos alunos através do preenchimento de um questionário inicial; a
implementação de atividades de cooperação e auto/corregulação no âmbito da abordagem CLIL, já usada
na escola. Os alunos foram recetivos às atividades realizadas e pode concluir-se que uma abordagem CLIL
pode ser enriquecida com momentos de trabalho cooperativo e de auto/corregulação, o que reforça a sua
autonomia. Sugere-se, com base nos dados recolhidos, que o ensino de Inglês a crianças integre práticas
de cooperação e de regulação que potenciem a sua confiança, motivação, interesse e sucesso na escola. This practicum report is part of the Master in Teaching English for Primary School at the University of Minho. It describes and evaluates an action research project entitled Cooperation and regulation of learning within a CLIL approach: An experience in teaching English in the first Cycle of Basic Education. The project objectives were: to identify children’s perceptions and attitudes towards English language learning and CLIL; to promote cooperation in a CLIL approach; to promote learning to learn competences with a focus on self/co-regulation in a CLIL approach; to assess the potential of cooperative learning and self/co-regulation in a CLIL approach. This project was initiated in a class of 3rd graders with continuity in the 4th grade, in school in Vila Nova de Famalicão, and it was developed in two stages: context analysis, which included the collection of data about the school, the class and the students’ perceptions through an initial questionnaire; the implementation of cooperation and self/co-regulation activities within a CLIL approach, already used in the school. The students were receptive to the activities and the experience shows that CLIL can be enriched through cooperation and self/co-regulation, which enhances learners’ autonomy. Based on the data collected, it is suggested that teaching English to children should include cooperation and self/co-regulation practices that foster their confidence, motivation, interest and success at school. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69721 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatorio estagio Carina Sofia Oliveira da Silva.pdf | 6,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons