Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76754

TítuloO papel da intervenção precoce na infância em contextos de vulnerabilidade ambiental: uma história de vida
Outro(s) título(s)The role of early childhood intervention in environmental vulnerability contexts: a life story
Autor(es)Salles, Nanete Berto Nunes
Orientador(es)Serrano, Ana Maria
Palavras-chaveContexto natural
Intervenção precoce na infância
Práticas centradas na família
Resiliência
Vulnerabilidade ambiental
Early childhood intervention
Environmental vulnerability
Family-centered practices
Natural context
Resilience
Data2021
Resumo(s)Nascer e viver em contexto de vulnerabilidade ambiental pode ser considerada uma condição precursora de comprometimentos ao desenvolvimento humano. Imaginemos, então, nascer com alguma condição de necessidade especial (NE) num contexto adverso, todas as dificuldades associadas à(s) patologia(s) potencializadas pela falta de conhecimento parental, possíveis negligências ou abusos. É nesse contexto e, principalmente, no período que abrange a Intervenção Precoce na Infância (IPI) que a presente investigação se debruça, pretensamente, para expor a análise, a compreensão e as evidências da necessidade de suas ações. A IPI, portanto, surge como uma ferramenta fundamental no apoio e orientação para as famílias em contexto de vulnerabilidade ambiental e parece produzir melhores efeitos quando alicerçada em práticas centradas nas famílias e exercida em contexto natural. Para chegar aos resultados apresentados, a pesquisa utilizou a metodologia de investigação qualitativa, empregando a modalidade de estudo de história de vida. Tal metodologia, considerada pertinente para o trabalho exposto, possibilitou a confirmação de que a IPI assume papel fundamental no apoio e na reestruturação das famílias que vivem em contexto de vulnerabilidade ambiental e que produz benefícios significativos para as crianças com NE, promovendo seu desenvolvimento. No decorrer da investigação, sugiram pontos importantes e que merecem destaque, como o papel da resiliência no processo de superação em situações de extrema vulnerabilidade, a importâncias das redes de apoio formais e informais, envolvidas no decorrer da intervenção, e as dificuldades encontradas no momento da transição, quando a família e a criança deixam de ser acompanhadas pela IPI. Alguns desses pontos confirmaram seu papel e importância; outros, além da importância que claramente demonstram possuir, geraram recomendações que podem ser entendidas como proposta para futuras investigações.
Being born and living in a context of environmental vulnerability can be considered a precursor condition that compromises human development; let us imagine, then, being born with some condition of special need in an adverse context with all the difficulties associated with the pathology potentiated by lack of parental knowledge, possible neglect or abuse. It is in this context and mainly in the period that covers Early Childhood Intervention (ECI) that the present research study intends to expose the analysis, understanding and the evidence of the need for its actions. ECI, therefore, emerges as a fundamental tool in support and guidance for families in a context of environmental vulnerability and seems to produce better effects when grounded in family-centered practices and is carried out in a natural context. To reach the results presented, the research used a qualitative research methodology, specifically, the life history study modality. Such methodology, considered pertinent to the work exposed, allowed the confirmation that ECI plays a fundamental role in the restructuring of families living in a context of environmental vulnerability and that it produces significant benefits for children with special needs, promoting their development. In the course of the research, important points emerged that deserve to be highlighted, such as the role of resilience in the process of overcoming situations of extreme vulnerability, the importance of the formal and informal support networks involved during the intervention and the difficulties encountered during the transition, when the family and the child is no longer followed by ECI. Some of these points confirmed their role and importance, others, in addition to the importance they clearly demonstrate to have, generated recommendations that can be understood as a proposal for future research.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76754
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação+Nanete.pdf46,16 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID