Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7693
Título: | O fórum como meio de reflexão na aprendizagem do módulo de Arquitectura de Computadores |
Autor(es): | Marques, Célio Gonçalo Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares |
Palavras-chave: | Fórum Teoria da flexibilidade cognitiva Arquitectura de computadores Aprendizagem |
Data: | 2005 |
Editora: | Escola Superior de Educação de Leiria |
Citação: | MENDES, António ; PEREIRA, Isabel ; COSTA, Rogério, eds. lit. – “Actas do Simpósio Internacional de Informática Educativa, 7, Leiria, 2005”. Leiria : Escola Superior de Educação de Leiria, 2005. ISBN 972-95207-4-7. p. 183-188. |
Resumo(s): | A presente comunicação apresenta um estudo acerca da importância das travessias temáticas e da reflexão no desenvolvimento da flexibilidade cognitiva no domínio da arquitectura de computadores, centrando-se nas percepções dos alunos. A representação do conhecimento é feita através de um hiperdocumento e tem por base a Teoria da Flexibilidade Cognitiva. No estudo, participaram dois grupos, um acedeu ao hiperdocumento onde foram implementados os princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva: desconstrução e travessias temáticas pré-definidas (grupo D&T), o outro acedeu a um hiperdocumento onde as travessias temáticas pré-definidas foram substituídas por um fórum (grupo D&R). Apesar de não se verificarem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos, os resultados apontam para a importância do fórum como meio de reflexão na aprendizagem do módulo de arquitectura de computadores e mostram a preferência dos sujeitos pela sua utilização, considerando que ele os prepara melhor para resolver situações problemáticas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7693 |
ISBN: | 972-95207-4-7 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
c183-Marques.pdf | comunicação | 185,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |