Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7693

TítuloO fórum como meio de reflexão na aprendizagem do módulo de Arquitectura de Computadores
Autor(es)Marques, Célio Gonçalo
Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares
Palavras-chaveFórum
Teoria da flexibilidade cognitiva
Arquitectura de computadores
Aprendizagem
Data2005
EditoraEscola Superior de Educação de Leiria
CitaçãoMENDES, António ; PEREIRA, Isabel ; COSTA, Rogério, eds. lit. – “Actas do Simpósio Internacional de Informática Educativa, 7, Leiria, 2005”. Leiria : Escola Superior de Educação de Leiria, 2005. ISBN 972-95207-4-7. p. 183-188.
Resumo(s)A presente comunicação apresenta um estudo acerca da importância das travessias temáticas e da reflexão no desenvolvimento da flexibilidade cognitiva no domínio da arquitectura de computadores, centrando-se nas percepções dos alunos. A representação do conhecimento é feita através de um hiperdocumento e tem por base a Teoria da Flexibilidade Cognitiva. No estudo, participaram dois grupos, um acedeu ao hiperdocumento onde foram implementados os princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva: desconstrução e travessias temáticas pré-definidas (grupo D&T), o outro acedeu a um hiperdocumento onde as travessias temáticas pré-definidas foram substituídas por um fórum (grupo D&R). Apesar de não se verificarem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos, os resultados apontam para a importância do fórum como meio de reflexão na aprendizagem do módulo de arquitectura de computadores e mostram a preferência dos sujeitos pela sua utilização, considerando que ele os prepara melhor para resolver situações problemáticas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7693
ISBN972-95207-4-7
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
c183-Marques.pdfcomunicação185,77 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID