Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77768
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Afonso, José António | por |
dc.date.accessioned | 2022-05-19T15:00:20Z | - |
dc.date.available | 2022-05-19T15:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-33662-7 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/77768 | - |
dc.description.abstract | Na década de 1860, foi criada uma escola, em Lisboa, por uma protestante, Helena Roughton. Este acontecimento é o pretexto para ensaiarmos uma reflexão sobre o protagonismo de uma pioneira na disseminação dos princípios e práticas do cristianismo reformado. Num Portugal ultramontano tal circunstância afigurou-se como melindrosa para o regime, mas, em simultâneo, foi um detonador do pluralismo religioso, e, consequentemente, um indelével contributo para a secularização da sociedade. De Helena Roughton, pode-se ainda reter o denodo com que procurou criar uma consciência cívica, transversal aos diversos atores acatólicos, como garante da justiça e equidade sociais, que ultrapassando as querelas eclesiológicas fosse indutora de um compromisso religioso moderno. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | UICLAP | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Juventude | por |
dc.subject | Protestantismo | por |
dc.subject | Protagonismo docente | por |
dc.title | Notícia de uma escola protestante em Lisboa na década de 1860 - um subsídio para a biografia de Helena Rought (1802-1883) | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 145 | por |
oaire.citationEndPage | 198 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Protagonismo e representações juvenis contemporâneas | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Noticia de uma escola protestante em Lisboa na decada de 1860.pdf | 305,9 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |