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https://hdl.handle.net/1822/77774
Título: | As escolas rurais em Portugal (1926-1960). Notas para uma reflexão sócio histórica |
Autor(es): | Afonso, José António |
Data: | 2021 |
Editora: | EdUFMT |
Resumo(s): | [Excerto] As escolas rurais são um objeto socio-histórico a descobrir e a estudar com abertura epistemológica, sobriedade conceptual e metodológica. Questões múltiplas, que paulatinamente têm vindo a ser desbravadas, remetem indelevelmente para um complexo entramado de estereótipos, representações sociais e posições políticas, onde o povo é um hibrido constructo – particularmente ocultando o rural na sua historicidade – subordinando-o a definições etéreas e ambíguas que naturalizam a especificidade das dinâmicas sociais. Possivelmente uma documentação social (literatura, fotografia, pintura, cinema) que foi surgindo espoletou um recentrar sobre o universo rural, ampliando o perímetro de questionamento sobre as evidências do eterno bucolismo e romantismo intrínsecos, por definição, a esse mundo. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77774 |
ISBN: | 978-65-5588-111-0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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