Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78137
Título: | Dos muros para o ecrã: arte urbana, quotidiano e experiência estética no Museu Virtual da Lusofonia |
Outro(s) título(s): | From the walls to the screen: street art, everyday and aesthetic experience in the Virtual Museum of Lusophony |
Autor(es): | Trindade, Elaine Cristina Azevedo |
Palavras-chave: | Museu Virtual da Lusofonia Arte urbana Arte do quotidiano Experiência estética Virtual Museum of Lusophony Street art Everyday art Aesthetic experience |
Data: | 2022 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Revista: | Vista - Revista de Cultura Visual |
Citação: | Trindade, E. (2022). Dos muros para o ecrã: Arte urbana, quotidiano e experiência estética no Museu Virtual da Lusofonia. Vista, (9), e022004. https://doi.org/10.21814/vista.3982 |
Resumo(s): | Nesta pesquisa, propomos analisar as tensões entre a arte do quotidiano, os processos de visibilidade e invisibilidade da arte urbana e a experiência estética em ambiente virtual. Este estudo tem como corpus duas exposições: As Vozes Silenciosas das Paredes de Coimbra e "Não Há Muro em Branco Que Eu Não Possa Pintar", ambas em cartaz permanente no Museu Virtual da Lusofonia, na plataforma Google Arts & Culture. Tendo o Museu Virtual da Lusofonia uma composição interativa, imersiva e híbrida, que une fotografias, sons, vídeos e elementos de geolocalização (Google Street View), é objetivo secundário pensar a imagem enquanto lugar de experiência que possui a potencialidade de romper com um regime representativo da arte em prol de um regime estético. This research focuses on the tensions between everyday art, the processes of visibility and invisibility in street art and the aesthetic experience in the virtual environment. The corpus of this study regards the exhibitions: The Silent Voices on Coimbra's Walls and "There Is No Blank Wall I Cannot Draw", both on permanent display in the Virtual Museum of Lusophony on the Google Arts & Culture platform. The Virtual Museum of Lusophony has an interactive, immersive and hybrid structure, merging photographs, sounds, videos and geolocation elements (Google Street View). The secondary goal is to consider the image as a place of experience potentially disruptive of a representative regime of art on behalf of an aesthetic regime. |
Tipo: | Artigo |
Descrição: | English version: Trindade, E. (2022). From the walls to the screen: Street art, everyday and aesthetic experience in the Virtual Museum of Lusophony. Vista, (9), e022004. https://doi.org/10.21814/vista.3982 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78137 |
DOI: | 10.21814/vista.3982 |
e-ISSN: | 2184-1284 |
Versão da editora: | https://revistavista.pt/index.php/vista/article/view/3982 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_Trindade_Dos-Muros-Para-o-Ecra.pdf | Versão portuguesa | 2,39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
2022_Trindade_From-the-Walls-to-the-Screen.pdf | English version | 2,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons