Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78481

TítuloA escolha do repertório como fator motivacional na aprendizagem da flauta transversal no ensino especializado de música
Outro(s) título(s)The choice of repertoire as a motivational factor in learning the transversal flute in specialized music education
Autor(es)Almeida, Ana Rita Ribeiro
Orientador(es)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Palavras-chaveEnsino de música
Flauta transversal
Motivação
Repertório
Music teaching
Flute
Motivation
Repertoire
Data19-Dez-2021
Resumo(s)O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, tem como objeto o Estágio curricular nos grupos de recrutamento M09-Flauta Transversal e M32-Música de Conjunto, na Academia de Música Fernandes Fão no ano letivo 2020/2021. Constatando através da observação de aulas que o conhecimento dos alunos sobre o repertório do seu instrumento era insuficiente e que a falta de compreensão das razões da escolha do repertório que executavam resultava numa diminuição da sua motivação, a Intervenção Pedagógica foi direcionada para a avaliação da escolha do repertório como fator motivacional na aprendizagem da Flauta Transversal no ensino especializado de música. Em particular, procurou-se avaliar a influência da escolha do repertório na motivação para o estudo e performance do aluno e desenhar princípios que incentivassem a sua colaboração. Para o efeito, procedeu-se na Intervenção Pedagógica, de natureza investigação-ação, à implementação de momentos de leitura à primeira vista, ao uso de duos e play alongs, à análise comparativa de gravações do repertório dos alunos intervenientes e à análise da forma como a escolha de repertório era compreendida pelo aluno tendo em vista a promoção de autonomia e participação do aluno na seleção do repertório. Para a avaliação da intervenção foram usados como instrumentos de recolha de dados uma entrevista a nove professores de Flauta Transversal a lecionar em Portugal; um inquérito a alunos de Flauta de instituições de ensino em Portugal e questionários pré- e pós-intervenção aos alunos participantes na Intervenção Pedagógica. Da análise de resultados recolhidos verificou-se que o conhecimento sobre o repertório e a participação na sua escolha melhora a motivação e o momento da performance dos alunos, oferecendo benefícios no processo de ensino-aprendizagem.
This report, carried out within the scope of the Master’s Degree in Music Education at the University of Minho, has as its object the curricular internship in the recruitment groups M09-Transversal Flute and M32-Joint Music, at the Academia de Música Fernandes Fão in the 2020 academic year/ 2021. Noting from the observation of classes that the students' knowledge about the repertoire of their instrument was insufficient and that the lack of understanding of the reasons for choosing the repertoire they performed resulted in a decrease in their motivation, the Pedagogical Intervention was directed towards evaluating the choice of repertoire as a motivational factor in learning the Transversal Flute in specialized music education. In particular, offering to assess the influence of the choice of repertoire on motivation for study and student performance and design principles that encourage student collaboration. For this purpose, the Pedagogical Intervention, of a research-action nature, was carried out with the implementation of moments of reading at first sight, the use of duos and play alongs, the comparative analysis of recordings of the intervening students' repertoire and the analysis of the form how the choice of repertoire was understood by the student with a view to promoting the student's autonomy and participation in the selection of the repertoire. For the evaluation of the intervention, as data collection instruments, an interview with nine teachers of Transversal Flute teaching in Portugal were used; a survey of flute students from educational institutions in Portugal and pre- and post-intervention questionnaires for students participating in the Pedagogical Intervention. From the analysis of the results collected, it was verified that knowledge about the repertoire and participation in its choice improves the motivation and timing of student performance, offering benefits in the teaching-learning process.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78481
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Rita Ribeiro Almeida.pdf3,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID