Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78686

TítuloA calculadora gráfica e a comunicação escrita: experiência com alunos do 10.º ano
Outro(s) título(s)The graphing calculator and written communication: experiment with 10th year class
Autor(es)Sá, Cristina Maria Araújo
Orientador(es)Martinho, Maria Helena
Palavras-chaveCalculadora gráfica
Comunicação escrita
Funções
Graphing calculator
Written communication
Functions
Data24-Fev-2022
Resumo(s)O presente estudo incide na calculadora gráfica e na comunicação escrita e resulta de uma intervenção pedagógica com alunos de uma turma do 10.º ano, durante a lecionação de conteúdos do tópico Funções. Este estudo teve como objetivo compreender em que medida os alunos conseguem tirar partido da calculadora gráfica para a resolução de tarefas e como registam a respetiva resolução por escrito. Assim, para a concretização deste objetivo, elaboraram-se questões de investigação: 1. Como utilizam os alunos a calculadora gráfica na resolução de tarefas sobre funções? 2. Como registam os alunos a resolução de tarefas sobre funções? Quais os contributos da calculadora gráfica para o registo de tarefas? 3. Quais as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução de tarefas com recurso à calculadora gráfica e no registo escrito da sua resolução? Para conseguir dar resposta às questões propostas, recorreu-se a diferentes instrumentos de recolha de dados: uma ficha diagnóstica realizada no início da intervenção pedagógica no ensino à distância; dois questionários, um no início e outro no fim da intervenção; observação; análise documental, onde inclui tarefas realizadas em grupo ao longo do estudo, e uma questão de aula realizada no fim da mesma, sendo realizada individualmente. Segundo as dimensões da comunicação escrita: clareza , fundamentação , lógica e profundidade , identificadas no enquadramento teórico, foram analisados e interpretados os dados recolhidos. A categoria em que os alunos tiveram melhor desempenho, apresentando representações adequadas recorrendo à calculadora gráfica, foi a clareza . Na categoria lógica , os alunos não obtiveram tão bons níveis com a predominância de níveis baixo e médio, sendo ainda pouco capazes de fazer conexões de ideias entre os resultados obtidos pela calculadora gráfica e o contexto da tarefa de forma clara e precisa.
The present study focuses on the graphing calculator and written communication resulting from a pedagogical intervention with students from a 10th grade class, during the teaching of contents on the topic Functions. This study aimed to understand to what extent students are able to take advantage of the graphing calculator to solve tasks and how they record the respective resolution in writing. Thus, to achieve this objective, the following research questions were elaborated: 1. How do students use the graphing calculator in solving tasks about functions? 2. How do students register the resolution of tasks about functions? What are the contributions of the graphing calculator to the registration of tasks? 3. What are the difficulties felt by students in solving tasks using a graphing calculator and in recording their resolution in writing? In order to be able to answer the proposed questions, different data collection instruments were used: a diagnostic form carried out at the beginning of the pedagogical intervention in distance learning; two questionnaires, one at the beginning and one at the end of the intervention; observation; document analysis, which includes tasks performed in groups throughout the study, and a class question held at the end of it, being performed individually. According to the dimensions of written communication: clarity, reasoning, logic and depth, identified in the theoretical framework, the collected data were analyzed and interpreted. The category in which students performed better, presenting adequate representations using the graphic calculator, was clarity. In the logical category, students did not obtain such good levels, with a predominance of low and medium levels, and were still unable to make connections between the results obtained by the graphing calculator and the context of the task in a clear and precise manner.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78686
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristina Maria Araujo Sa.pdf1,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID