Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78746
Título: | O poder criador da imaginação: experimentação e criação artística em coro |
Outro(s) título(s): | The creative power of imagination: experimentation and artistic creation in choir |
Autor(es): | Gaspar, Ana Carolina da Silva |
Orientador(es): | Ruiz, Janete Conceição Soares Costa |
Palavras-chave: | Imaginação Experimentação Criação artística Multissensorialidade Coro Imagination Experimentation Artistic creation Multisensory Essential learnings Choir |
Data: | 3-Fev-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio demonstra os resultados de um projeto de investigação-ação
desenvolvido na Academia de Música de Santa Cecília num contexto de prática de ensino supervisionada
no Mestrado em Ensino de Música, no ano letivo 2020/2021, sob o tema “O poder criador da
imaginação: experimentação e criação artística em Coro”. Dada a relevância da imaginação no
desenvolvimento musical pretendia-se responder à seguinte questão: como potencializar a imaginação
no domínio da experimentação e criação artística em Coro? A revisão da bibliografia teve como objetivos
aferir o papel da imaginação compreendendo novas formas de ensino-aprendizagem imaginativos, em
particular no domínio da experimentação e criação artística das Aprendizagens Essenciais de Música.
No âmbito desta investigação-ação foi desenvolvida uma intervenção em cinco turmas de coro e
cinco turmas de formação musical, com estratégias de ensino-aprendizagem imaginativas em diferentes
planos sensoriais, ocorrendo em três etapas sequenciais e cumulativas: experimentação, criação e
reflexão. Na intervenção pretendia-se refletir criticamente no processo de ensino-aprendizagem
imaginativo, utilizar múltiplos planos sensoriais e contribuir para a valorização do desenvolvimento
musical através da imaginação, em particular no domínio da experimentação e criação artística. A
metodologia escolhida incluiu: revisão da bibliografia, nove entrevistas a professores de diferentes áreas
artísticas, dez grupos de foco, e um inquérito a professores de coro que exerçam em Portugal.
A análise dos dados obtidos revelou que a incorporação de experiências diversificadas é um
processo cumulativo em que se assimilam sensações e emoções, permitindo que a imaginação construa
ideias, soluções e criações. Por essa razão, o ensino-aprendizagem imaginativo favorece o
desenvolvimento musical e a criação artística através de uma vivência performativa, criadora e
transformadora. Verificaram-se como elementos importantes na conceção e implementação de
estratégias imaginativas: conexão com o corpo e com o espaço, foco em múltiplos planos sensoriais,
valor da ludicidade, desvalorização do erro, preparação prévia adequada e importância da reflexão e
formação dos professores. O papel da imaginação, da experimentação e criação artística revelou ser
globalmente valorizado em Coro no âmbito do inquérito realizado. As entrevistas reforçaram a revisão
da bibliografia. Os grupos de foco demonstraram a importância que os alunos atribuíram à abordagem
multissensorial e às propostas imaginativas desenvolvidas no âmbito da experimentação e criação
artística em Coro. This internship report demonstrates the results of an action-research project developed at the Academia de Música de Santa Cecília in a context of supervised teaching practice in the Masters in Music Education, in the 2020/2021 academic year, under the theme “The creative power of imagination: experimentation and artistic creation in Choir”. Given the relevance of imagination in musical development, the intention was to answer the following question: how to enhance imagination in the field of artistic experimentation and creation in Choir? The bibliography review aimed to assess the role of imagination, comprising new forms of imaginative teaching-learning, particularly in the field of artistic experimentation and creation of essential learnings of music. Within the scope of this action-investigation, an intervention, that took place in five choir classes and five ear training classes, was developed with imaginative teaching-learning strategies in different sensory planes, taking place in three sequential and cumulative stages: experimentation, artistic creation and reflection. The intervention intended to critically reflect on the imaginative teaching-learning process, use multiple sensory planes and contribute to the enhancement of musical development through imagination, particularly in the field of experimentation and artistic creation. The chosen methodology included: bibliography review, nine interviews with teachers from different artistic areas, ten focus groups, and a survey of choir teachers who developed their pedagogical practice in Portugal. The analysis of the obtained data revealed that the diversified experiences incorporation is a cumulative process in which sensations and emotions are assimilated, allowing the imagination to build ideas, solutions and creations. For this reason, imaginative teaching-learning favors musical development and artistic creation through a performative, creative and transformative experience. Important elements in the design and implementation of imaginative strategies were found to be: connection with the body and space, focus on multiple sensory strategies, value of playfulness, devaluation of error, adequate prior preparation and importance of reflection and teacher training. The role of imagination, experimentation and artistic creation proved to be globally valued in Choir within the scope of the survey carried out. The interviews reinforced the bibliography review as well. The focus groups demonstrated the importance that students attributed to the multisensory approach and to the imaginative proposals developed within the scope of artistic experimentation and creation in Choir. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78746 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Carolina da Silva Gaspar.pdf | 3,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons