Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79280

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, José Gabrielpor
dc.contributor.authorCunha, Tânia Luísa Gonçalvespor
dc.date.accessioned2022-08-09T08:38:33Z-
dc.date.available2022-08-09T08:38:33Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.date.submitted2021-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/79280-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas)por
dc.description.abstractO presente relatório tem como principal enfoque o contributo da comunicação interna para a uniformização da identidade visual de uma organização, neste caso em específico da Câmara Municipal de Celorico de Basto, local onde foi realizado o estágio curricular de três meses. Com a crescente evolução da sociedade, a comunicação ganhou um maior destaque no âmbito organizacional. Neste sentido, este relatório debruça-se sobre o conceito de comunicação organizacional, sobre a importância da comunicação interna para o desenvolvimento da cultura e da identidade organizacional e, sobretudo para a uniformização e coerência da identidade visual, que na maioria das vezes, é o primeiro contacto com a organização. Para tentar entender se a comunicação interna contribui para a utilização coerente da identidade visual no Município de Celorico de Basto foi realizada uma reflexão interpretativista, utilizando o modelo qualitativo, tendo por base duas entrevistas exploratórias a membros do Município, a análise de documentos e a observação participante no decorrer do estágio curricular. As conclusões mostram que a Câmara Municipal de Celorico de Basto tem algumas lacunas a nível interno, o que dificulta a utilização uniforme da identidade visual corporativa, principalmente nos documentos oficiais. Uma proposta para que a comunicação do Município, sobretudo a nível interno, se torne mais uniforme e coerente é a adoção de um Manual de Identidade Visual Corporativa, um documento com as principais normas de utilização da identidade visual, que todos os membros do Município devem conhecer, para que seja usado de forma correta por todo o público interno.por
dc.description.abstractThe report’s main focus is the internal communication’s contribution to the standardization of the visual identity of an organization, in this specific case Celorico de Basto's Municipality, where the internship of three months was conducted. With the growing society's evolution, communication has gained a greater prominence in the organizational context. In this sense, this report focuses on the organizational communication's concept, the internal communication's importance for the development of culture and organizational identity, and specially for the visual identity’s standardization and consistency, which in most cases, is the first contact with the organization. To try to understand if internal communication contributes to the coherent visual identity's use in Celorico de Basto's Municipality, an interpretative reflection was carried out, using the qualitative model, based on two exploratory interviews to Municipality's members, the documents analysis and the participant observation during this curricular internship. The conclusions show that the Municipality of Celorico de Basto has some internally gaps, which complicates the standard use of visual identity, particularly in official documents. A proposal to Municipality's communication, mainly internally, become more uniform and consistent, is a Corporate Visual Identity Manual’s adoption, a document with the main rules for the use of visual identity, which all Municipally's members should know, so that it can be used correctly by all the internal public.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectComunicação organizacionalpor
dc.subjectComunicação internapor
dc.subjectIdentidade organizacionalpor
dc.subjectIdentidade visual corporativapor
dc.subjectOrganizational communicationpor
dc.subjectInternal communicationpor
dc.subjectOrganizational identitypor
dc.subjectCorporate visual identitypor
dc.titleO contributo da comunicação interna para a uniformização da identidade visual organizacional: o caso da Câmara Municipal de Celorico de Bastopor
dc.title.alternativeThe contribution of internal communication to the standardization of an organization's visual identity: the case of Celorico de Basto’s Municipalitypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203008979por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tania Luisa Goncalves Cunha.pdfRelatório de Estágio5,3 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID