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https://hdl.handle.net/1822/79571
Título: | Violência no namoro: estudo com adolescentes do ensino secundário de Guimarães |
Outro(s) título(s): | Dating violence: study with secondary school teenagers in Guimarães |
Autor(es): | Salgado, Tânia Filipa Miranda |
Orientador(es): | Cunha, Manuela Ivone P. da |
Palavras-chave: | Adolescentes Legitimação da violência Relações de intimidade juvenil Violência no namoro Adolescents Dating violence Legitimation of violence Youth intimacy |
Data: | 13-Jul-2022 |
Resumo(s): | A violência doméstica, assim como a violência no namoro, é um problema com impacto na
sociedade, tendo tido uma grande visibilidade a nível social e científico. Este fenómeno psicossocial
é transversal a todas as classes sociais, culturas e géneros.
Reconhecendo-se a importância da escola na socialização dos jovens e sendo esta,
simultaneamente, um contexto privilegiado para o aparecimento e sinalização de comportamentos
violentos, o presente projeto apresenta uma proposta de investigação no domínio da violência nas
relações de intimidade juvenis, procurando analisar as crenças e as práticas da violência no
namoro a partir da ótica dos/as estudantes que frequentam o ensino Secundário no Concelho de
Guimarães. Para a realização da investigação empírica foi aplicado um questionário estruturado
com questões fechadas a 216 adolescentes, de ambos os sexos, de escolas secundárias do
concelho de Guimarães.
A análise dos resultados foi dividida em 2 componentes, os comportamentos realizados pelo
próprio sujeito, abusivos ou não abusivos, foram organizados numa componente designada
“Comportamentos do Próprio” e os comportamentos do(a) parceiro(a), abusivos ou não abusivos,
estes foram organizados na componente designada “Comportamentos do Outro”.
Os resultados mostram que de uma forma geral, os respondentes apresentam
comportamentos positivos em momentos de discussão com o parceiro e não recorrem a métodos
agressivos ou em forma de ameaça. Além disso, é relevante referir que cerca de 66% não culpam
o parceiro do problema. No caso de existir a necessidade de reportar alguma situação de violência
doméstica, 66% dos respondentes sabem onde se podem dirigir e com quem contactar. Na
componente “Comportamentos Abusivos do Outro”, os resultados indicam que, de uma forma
geral, os/as parceiros/as dos respondentes apresentam comportamentos positivos em momentos
de discussão com o parceiro e não recorrem a métodos agressivos. Domestic violence, like dating violence, is a problem with an impact on society, having had great visibility at a social and scientific level. This psychosocial phenomenon is transversal to all social classes, cultures and genders. Recognizing the importance of the school in the socialization of young people and being, at the same time, a privileged context for the emergence and signaling of violent behavior, this project presents a research proposal in the field of violence in juvenile intimate relationships, seeking to analyze the beliefs and practices of dating violence from the perspective of students who attend secondary education in the Municipality of Guimarães. In order to carry out the empirical investigation, a structured questionnaire with closed questions was applied to 216 adolescents, of both sexes, from secondary schools in the municipality of Guimarães. The analysis of the results was divided into 2 components, the behaviors performed by the subject, abusive or non-abusive, were organized in a component called "Behavior of the Self" and the partner's behaviors, abusive or non-abusive, these were organized in the component called “Other Behaviors”. The results show that, in general, the respondents present positive behaviors in moments of discussion with the partner and do not resort to aggressive or threatening methods. In addition, it is relevant to mention that about 66% do not blame the partner for the problem. If there is a need to report a situation of domestic violence, 66% of respondents know where to go and who to contact. In the component “Abusive Behaviors of the Other”, the results show that, in general, the partners of the respondents show positive behaviors in moments of discussion with the partner and do not resort to aggressive methods. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Crime, Diferença e Desigualdade |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79571 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DS - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tania Filipa Miranda Salgado.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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