Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81766

TítuloDescobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança
Outro(s) título(s)Discovering, exploring, imagining: the influence of music on child development
Descubrir, explorar, imaginar: la influencia de la música en el desarrollo del niño
Autor(es)Monteiro, Estefânia Silva
Pacheco, António
Palavras-chaveAprendizagem da música
Crianças
Descoberta
Desenvolvimento infantil
Music learning
Children
Discovery
Child development
Aprendizaje de la música
Niños
Descubierta
Desarrollo infantil
Data13-Dez-2022
EditoraUniversidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação
RevistaRevista Linhas
CitaçãoMonteiro, E. S., e Ribeiro, A. J. P. (2022). Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança. Revista Linhas. Florianópolis, v. 23, n. 53, pp. 264-284.
Resumo(s)O projeto, Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança, foi desenvolvido numa sala de atividades de creche e jardim de infância. Deste modo, através da observação dos interesses e motivações de ambos os grupos, constatei que a temática de maior interesse era convergente em torno da música permitindo-me estabelecer uma continuidade entre contextos, tornando a seguinte interrogação a grande questão de investigação: Compreender de que forma o recurso à expressão musical pode ou não contribuir para o desenvolvimento integral e integrado da criança? A implementação do projeto permitiu atingir todos os objetivos específicos, nomeadamente: reforçar atividades de maior contacto dos grupos com as diferentes formas de expressão e comunicação; compreender de que forma a música contribui para o desenvolvimento e aprendizagem da criança; permitir a construção de um olhar positivo das crianças sobre a música e fornecer um contacto com materiais diversificados com o intuito de estimular a intrusão da música. O projeto de intervenção pedagógica foi sustentado na abordagem de aproximação à investigação-ação e os instrumentos de recolha de informação, como as observações, os registos escritos, fotográficos e vídeo proporcionaram a construção da documentação pedagógica. Durante o projeto, os grupos mostraram-se sempre muito recetivos, interessados e motivados em todas as propostas apresentadas contribuindo para o progresso das suas habilidades no domínio motor, afetivo e cognitivo refletindo-se na construção de novas aprendizagens. O projeto nestes tramites provocou um melhoramento na minha postura, tornando-me profissionalmente mais reflexiva, surtindo efeitos evidentes na construção de novas aprendizagens pelos grupos.
The project, Discovering, exploring, imagining: the influence of music on child development, was developed in a daycare and kindergarten activity room. Thus, through the observation of the interests and motivations of both groups, I found that the theme of greatest interest was convergent around music allowing me to establish a continuity between contexts, making the following question the major research question: To understand in what way the use of musical expression can or cannot contribute to the integral and integrated development of the child? The implementation of the project allowed me to achieve all the specific objectives, namely: reinforce activities of greater contact of the groups with different forms of expression and communication; understand how music contributes to the development and learning of the child; allow the construction of a positive look of children about music and provide a contact with diversified materials in order to stimulate the intrusion of music. The pedagogical intervention project was supported in the action-research approach and the instruments for collecting information, such as observations, written, photographic and video records provided the construction of pedagogical documentation. During the project, the groups were always very receptive, interested and motivated during all the proposals presented, contributing to the progress of their motor, affective and cognitive skills, reflecting in the construction of new learning. The project led to an improvement in my attitude, making me more reflective professionally, with evident effects in the construction of new learning by the groups.
El proyecto, Descubrir, explorar, imaginar: la influencia de la música en el desarrollo del niño fue desarrollado en una sala de actividades de guardería y jardín de infancia. Asimismo, a través de la observación de los intereses y motivaciones de ambos los grupos, constaté que la temática de mayor interés era convergente en torno de la música permitiéndome establecer una continuidad entre contextos, tornando la siguiente interrogación la grande cuestión de investigación: ¿Comprender de qué forma el recurso a la expresión musical puede o no aportar para el desarrollo integral e integrado del niño? La implementación del proyecto permitió alcanzar todos los objetivos específicos, especialmente: reforzar actividades de mayor contacto de los grupos con las diferentes formas de expresión y comunicación; comprender de que forma la música aporta para el desarrollo y aprendizaje del niño; permitir la construcción de un mirar positivo de los niños sobre la música y suministrar un contacto con materiales diversificados con el designio de estimular la intrusión de la música. El proyecto de intervención pedagógica fue sostenido en el abordaje de aproximación a la investigación-acción y los instrumentos de recoja de información, como las observaciones, los registros escritos, fotográficos y vídeo proporcionaron la construcción de la documentación pedagógica. Durante el proyecto, los grupos se mostraron siempre mucho receptivos, interesados y motivados en todas las propuestas presentadas aportando para el progreso de sus habilidades en el dominio motor, afectivo y cognoscitivo reflejándose en la construcción de nuevos aprendizajes. El proyecto en éstos trámites provocó un mejoramiento en mi postura, tornándome profesionalmente más reflexiva, surtiendo efectos evidentes en la construcción de nuevos aprendizajes por los grupos.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81766
DOI10.5965/1984723823532022264
ISSN1984-7238
Versão da editorahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20301
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Descobrir, explorar, imaginrar....pdf431,82 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID